Notícias

Fenômeno de Raynaud – O que é?

O fenômeno de Raynaud é uma resposta reversível de vasoespasmo (diminuição do tamanho do vaso) que ocorre nas extremidades, principalmente desencadeada pelo frio e por stress físico/emocional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A alteração mais frequentemente observada é a de mudança de coloração das extremidades, sobretudo nas mãos, com fase de palidez, arroxeamento e vermelhidão. A fase de palidez é a de mais comum aparecimento, podendo ser seguida de arroxeamento e vermelhidão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
♦Causas
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É fundamental a identificação do fenômeno de Raynaud pela possível associação dessa condição com doenças reumáticas. Está presente no Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerose Sistêmica, Síndrome de Sjögren, Artrite Reumatoide, Vasculites Sistêmicas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
♦Tratamento
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O tratamento inicial deve ser realizado em todos os casos, principalmente nos meses de maior exposição ao frio, com aquecimento do corpo e das extremidades (uso de luvas).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nos casos mais graves e naqueles que não respondem ao tratamento inicial, existem opções de medicamentos para melhora do fluxo sanguíneo nas extremidades.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dr. João Pedro Pereira da Cunha
Reumatologista
CRM 25.683
RQE 16.076
(49) 3224-5471
(49) 9.9991-1393 (WhatsApp)

#REPOST @drjoaopedroreumato

Artigos Relacionados

Consulta pública avalia inclusão de tratamento oral para artrite reumatoide no SUS

Priscila Torres

Azambuja promete zerar filas na Saúde em Campo Grande com Caravana da Saúde

Priscila Torres

Portugal: Falta de visibilidade de doenças reumáticas consome 600 ME em reformas antecipadas

Priscila Torres
Loading...
%d blogueiros gostam disto: