Notícias

Fenômeno de Raynaud – O que é?

O fenômeno de Raynaud é uma resposta reversível de vasoespasmo (diminuição do tamanho do vaso) que ocorre nas extremidades, principalmente desencadeada pelo frio e por stress físico/emocional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A alteração mais frequentemente observada é a de mudança de coloração das extremidades, sobretudo nas mãos, com fase de palidez, arroxeamento e vermelhidão. A fase de palidez é a de mais comum aparecimento, podendo ser seguida de arroxeamento e vermelhidão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
♦Causas
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É fundamental a identificação do fenômeno de Raynaud pela possível associação dessa condição com doenças reumáticas. Está presente no Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerose Sistêmica, Síndrome de Sjögren, Artrite Reumatoide, Vasculites Sistêmicas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
♦Tratamento
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O tratamento inicial deve ser realizado em todos os casos, principalmente nos meses de maior exposição ao frio, com aquecimento do corpo e das extremidades (uso de luvas).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nos casos mais graves e naqueles que não respondem ao tratamento inicial, existem opções de medicamentos para melhora do fluxo sanguíneo nas extremidades.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dr. João Pedro Pereira da Cunha
Reumatologista
CRM 25.683
RQE 16.076
(49) 3224-5471
(49) 9.9991-1393 (WhatsApp)

#REPOST @drjoaopedroreumato

Related posts

Laser e ultrassom conjugados combatem dores da fibromialgia

Priscila Torres

Ator de ‘Harry Potter’ aparece em cadeira de rodas por conta da artrose

Priscila Torres

Conitec quer conhecer pacientes e associações do Brasil

Priscila Torres
Loading...