Notícias ReumaBlogs

Fascite Plantar

A fascite plantar é uma inflamação na fáscia plantar, tecido que se estende na sola do pé ligando o calcanhar aos dedos.

Para fins didáticos, optei por dividir as condições predisponentes em dois grupos:

ALTERAÇÕES MECÂNICAS

Obesidade / sobrepeso: o excesso de carga sobre regiões tendíneas dos pés podem predispor à ocorrência deste tipo de inflamação

Uso de calçados inadequados: o aumento da pressão sobretudo nos pontos de inserção dos tendões (calçados do tipo rasteirinhas) também pode corroborar para a doença.

Profissões que permanecem por muito tempo em pé: também por aumento de pressão de modo crônico na região.Pés planos: pessoas com alterações estruturais pre-existentes tendem a ter mais lesões

Corredores: muito importante acompanhamento multiprofissional para evitar lesões e planejamento para incremento progressivo do treino.

Encurtamento do tendão de aquiles: marcha inadequada pode predispor a alterações na fáscia plantar.

ALTERAÇÕES INFLAMATÓRIAS

As Espondiloartrites são um grupo de doenças inflamatórias que se caracterizam por um processo inflamatório nas ênteses – pontos de inserção dos tendões nos ossos. A fáscia plantar é um dos sítios que comumente podem estar acometidos. As dores geralmente pioram pela manhã e melhoram com a movimentação. O estresse mecânico também pode piorar. No caso de dores crônicas, importante avaliação com reumatologista para elucidação diagnóstica.

#REPOST @dr.paulo_chicarone_pereira

Related posts

Cartão SUS: Veja como fazer o pré-cadastro pela internet

Priscila Torres

Consulta Pública N° 59 da ANS – Não inclui doenças reumáticas, mas temos que fazer sugestões para inclusões de novas coberturas no plano de saúde!

Priscila Torres

8ª Caminhada do Maio Roxo reúne mais de 300 pessoas no Centro Histórico

Priscila Torres
Loading...