A fascite plantar é uma inflamação na fáscia plantar, tecido que se estende na sola do pé ligando o calcanhar aos dedos.
Para fins didáticos, optei por dividir as condições predisponentes em dois grupos:
ALTERAÇÕES MECÂNICAS
Obesidade / sobrepeso: o excesso de carga sobre regiões tendíneas dos pés podem predispor à ocorrência deste tipo de inflamação
Uso de calçados inadequados: o aumento da pressão sobretudo nos pontos de inserção dos tendões (calçados do tipo rasteirinhas) também pode corroborar para a doença.
Profissões que permanecem por muito tempo em pé: também por aumento de pressão de modo crônico na região.Pés planos: pessoas com alterações estruturais pre-existentes tendem a ter mais lesões
Corredores: muito importante acompanhamento multiprofissional para evitar lesões e planejamento para incremento progressivo do treino.
Encurtamento do tendão de aquiles: marcha inadequada pode predispor a alterações na fáscia plantar.
ALTERAÇÕES INFLAMATÓRIAS
As Espondiloartrites são um grupo de doenças inflamatórias que se caracterizam por um processo inflamatório nas ênteses – pontos de inserção dos tendões nos ossos. A fáscia plantar é um dos sítios que comumente podem estar acometidos. As dores geralmente pioram pela manhã e melhoram com a movimentação. O estresse mecânico também pode piorar. No caso de dores crônicas, importante avaliação com reumatologista para elucidação diagnóstica.
#REPOST @dr.paulo_chicarone_pereira
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.