Notícias

Estudo: Dias úmidos e ventosos aumentam dor de doenças crônicas

Doentes crônicos têm mais propensão a sofrer em dias úmidos e com muito vento, de acordo com um novo estudo. Quem o diz são os investigadores da Universidade de Manchester que analisaram mais 13 mil pessoas do Reino Unido com problemas de saúde a longo prazo, como artrite, fibromialgia e dor neuropática.

Para chegar aos resultados, os investigadores utilizaram uma app para smartphone, desenvolvida pela empresa de software de saúde uMotif. Os participantes foram solicitados a registar sintomas diários ao longo de seis meses. Ao mesmo tempo, o clima local de cada dia foi determinado a partir dos dados de localização fornecidos pelo GPS dos smartphones.

Os dados mostraram que as pessoas estavam 20% mais propensas a sofrer de dor nos dias em que o tempo estava úmido e ventoso. Por outro lado, a dor não aumentou em dias secos, com a mudança de temperatura ou com chuva.

Os investigadores afirmam que as correlações permaneceram iguais quando consideraram o humor e a inatividade física, considerados fatores adicionais que podem influenciar os níveis de dor. O professor Will Dixon, que liderou o estudo, acredita que a investigação pode “abrir portas para novos tratamentos”.

Fonte: Notícias São Minuto

Related posts

Espondilite anquilosante provoca inflamação na coluna e articulações

Priscila Torres

Pesquisa afirma: Sentir dor não é normal

Priscila Torres

Corrida por hidroxicloroquina afeta tratamento de outras doenças

Priscila Torres
Loading...