Está sempre com sede? Pode ser sinal de algo grave

Tem o hábito de estar sempre a beber água? Ainda bem. O consumo diário médio para um adulto saudável é de 1,5 a 2 litros de água por dia, valor que varia com o volume de cada indivíduo, bem como da atividade física que pratica e exposição ao calor.

Exceder o consumo médio aconselhado pode não ser benéfico, assim como não o é a sensação constante de se ter sede – sobre este último caso, há vários motivos e seja qual deles for, há que dar a volta, já que não devemos sentir sede, seja em que situação for. Pelo contrário, é essencial estar constantemente hidratado.

Não beber água suficiente é a primeira causa apontada. O corpo responde a esta necessidade básica com a sensação de sede. Por exemplo, quando vai treinar e não leva uma garrafa de água, rapidamente o seu corpo sente a falta de água, que é imediatamente saciada assim que repõe os níveis de água no organismo.

Outro motivo, que também se expressa com a sensação de sede, é aquando da ingestão de comida demasiado salgada. Alimentos com grande concentração de sal desidratam o corpo, logo, obrigam a um maior consumo de água.

Também a medicação pode desidratar o corpo, o que se revela em boca demasiado seca. No caso de estar a sentir mais sede que o normal aquando da medicação, verifique na burla se o que está a tomar contém dimenidrinato ou se é anti-histamínico. É provável que nestes casos tenha de aumentar a dose diária de água.

A par destas situações mais comuns, há casos em que se bebe a dose diária de água recomendada e uma alimentação equilibrada, mas ainda assim, sente-se constantemente com sede – estes são os casos mais alarmantes que podem significa que tem diabetes ou uma doença autoimune.

Sofrer de diabetes significa que há mais açúcar no sangue do que o devido. Tal faz com que se urine mais, como tentativa natural à expulsão do açúcar no sangue. A vontade de urinar e sede constante podem, por isso, estar associadas a esta doença.

No caso de doenças autoimunes, os sintomas passam frequentemente por olhos e boca seca, a par da sensação de sede. Se sentir estes sintomas mas não tiver nenhum medicamento a que os associar, o melhor será ver um médico.

Fonte: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/967594/esta-sempre-com-sede-pode-ser-sinal-de-algo-grave

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));