De cada dez brasileiros, oito sofrem ou vão sofrer de dor nas costas. Tem muita gente que sente dor, mas não chega a um diagnóstico. Você já acordou com a coluna rígida? Como prevenir, como evitar? O Bem Estar desta quarta-feira (13) falou sobre isso. Participaram do programa os reumatologistas Fernanda Lima e Percival Sampaio Barros e o fisiologista do exercício Bruno Gualano.
Algumas doenças reumáticas causam rigidez. São elas: a espondilite anquilosante, a artrose, a artrite, a gota e a fibromialgia. A rigidez pode ser decorrente da inflamação e fibrose nas articulações e ligamentos, inflamação mais avançada com deformidade, inchaço dos tecidos articulares e encurtamento muscular.
Você já ouviu falar sobre espondilite anquilosante? É uma inflamação que provoca a calcificação da coluna. Os discos vão se juntando, a coluna vai encurvando e fica rígida, o que provoca muitas dores. É mais frequente em homens jovens e afetam também as articulações dos quadris, ombros, joelhos e tornozelos.
“O tratamento com anti-inflamatório e relaxante muscular é indispensável na espondilite anquilosante”, explica o doutor Percival. Se esse tratamento não for o suficiente, o paciente também deve procurar um especialista, para entrar com outras medicações, utilizadas no tratamento de quadros mais intensos.
A característica principal da espondilite anquilosante é a dor lombar inflamatória, a dor que piora com o repouso. “Quanto mais parado o indivíduo fica, mais dor. Ele normalmente acorda com dor na madrugada e de manhã é a pior parte do dia. É como se ele tivesse engessado”, fala o doutor Percival.
Se você acordar com a coluna rígida, dor nas costas, por um período de pelo menos três meses, você deve procurar um reumatologista. Possivelmente você pode estar com espondilite anquilosante. A doença pode ser hereditária, na maioria dos casos.
Fonte: G1 Bem Estar
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.