O chá milagroso, a vacina curandeira e as terapias alternativas sem prescrição do médico reumatologista, devem ser evitadas.
A nossa esperança pela cura é maior que tudo, é um assunto que gera uma grande ansiedade e certamente, se a cura existir e estiver à venda, enquanto pacientes, nós pagamos pela cura, no entanto, nossa emoção não deve ser maior do que a razão. A artrite reumatoide é uma doença crônica e com alto poder degenerativo se não tratada adequadamente.
Quando acreditamos que algo irá nos curar, estamos propensos a nos jogar de corpo e alma nessa promessa de cura. Mas isso pode ter sérias consequências.
A artrite reumatoide não tem cura, isso é um fato do momento, mas que futuramente podemos alcançar a cura. Mas enquanto a cura não vem, vamos manter os nossos pés no chão e a nossa razão nas mãos do nosso médico reumatologista, não devemos ter medo de contar aos nossos médicos que queremos provar o chá milagroso, a vacina curandeira ou a terapia experimental, todas as tomadas de decisões referente a nossa saúde devemos compartilhar com nossos médicos.
A cura da AR, não chegará primeiro no Dr. Google, mas sim, nos grandes congressos de reumatologia, por isso, confie seu tratamento e suas decisões em AR, ao seu médico reumatologista, a internet é uma excelente ferramenta da comunicação, mas, não deve orientar nosso tratamento.
Apesar de não existir cura para a artrite reumatoide, hoje posso afirmar que existe sim, estabilização da doença, a conhecida remissão da AR, mas somente se consegue remissão da AR seguindo as orientações e prescrição do médico reumatologista, isso envolver muito mais do que tomar medicamentos, devemos promover a nossa mudança de hábitos de vida (melhorar alimentação, praticar atividade física e dormir adequadamente), fazer tudo isso, dá um grande trabalho, mas o resultado é satisfatório e real. Enquanto a cura não vem, seguimos na busca pela remissão da doença.
Compartilhe com o seu médico todas as suas decisões em saúde, cuidado com falsas promesas, invista em sua qualidade de vida e não entregue seu dinheiro ao charlatismo online. A cura vai chegar primeiro nos congressos médicos e nunca na internet. Quem divulga a cura, não divulga os casos de comprometimento a longo prazo e até mesmo falecimento. Cuide-se com responsabilidade e mantenha sempre uma comunicação aberta com seu médico!
Conheça o Consenso de orientação para o tratamento da Artrite Reumatoide, elaborado pelos médicos reumatologistas da Sociedade Brasileira de Reumatologia, neste consenso consta o que é efetivo e seguro para o tratamento da AR no Brasil.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
minha esposa tem artrite ela sofria muito com as dores, percebemos que alguns tipos de comida fazem mal a ela como leite pão maçarão o que contem glúten e a água com cloro mesmo água mineral, hoje ele bebe água de poço fervida parou os inchaço nas juntas.
Que boa notícia Savio!!
Bruna, a única restrição para a praticarmos exercícios é evitar a sobrecarga articular, ou seja, todo e qualquer tipo de exercícios feitos com cuidados e evitando a sobrecarga articular, podem ser realiados, os mais comuns são: natação – hidroginástica, musculação e aeróbico (com esteira e alongamentos), importante na AR fortalecer os músculos. Converse com o seu médico e procure uma academia seguindo as orientações passadas pelo seu médico, os primeiros 20 dias doem bastante depois a dor some! Forças e boa sorte.
Bom dia Priscila!!!
Convivo com a atrite reumatóide há 7 anos. Fui diagnosticada com 16 anos com inchaço e dor em diversas articulações ( joelho, cotovelo, dedos da mão, calcanhar, maxila). No momento, a única articulação que me incomoda é do joelho. Você comentou no seu post que devemos praticar exercício fisico. Qual exercicio??? Pois já tentei vários exercícios, e o simples fato de caminhar já incha o meu joelho que não consigo mais caminhar direito.
obrigada