fbpx

Dores no tornozelo: o que fazer?

Certamente, em algum momento da sua vida você sentiu um desconforto no seu tornozelo, né? Afinal, essa sensação dolorosa é muito comum e pode afetar pessoas de qualquer idade. Isso porque as suas causas são muito distintas, o que faz variar a sua gravidade e intensidade.

Essa articulação é muito importante para manter a sustentação do corpo e a estabilidade ao caminhar. Por isso, ainda que as dores no tornozelo sejam leves, é importante descobrir as suas causas e tratá-la adequadamente. O intuito é evitar que um pequeno problema de hoje se torne uma grande complicação amanhã ou mesmo uma dor crônica que irá te acompanhar ao longo da vida.

Ao longo deste artigo, vou explicar o que provoca dores nessa articulação. Portanto, continue lendo e entenda as causas, como ela pode ser tratada e as suas formas de prevenção.

Quais são as principais causas das dores no tornozelo?

O tornozelo é a articulação que faz a ligação das pernas e dos pés. Sua função é receber e distribuir para os pés toda a carga de peso que vem do corpo. Por este motivo, essa articulação está muito propensa a sofrer sobrecarga e estresse.

Essas condições se manifestam em forma de dores, incômodos e até mesmo lesões. Isso se torna mais grave quando o indivíduo apresenta uma doença ou problema que deixa os tornozelos mais fracos e sensíveis.

A dor que se manifesta nessa região pode não ser nada muito grave, como também indicar uma condição que exige mais atenção. Algumas das suas causas são:

Problemas na pisada

O modo como uma pessoa pisa pode desencadear a dor no tornozelo. Isso acontece porque existem três tipos diferentes de pisada, sendo:

 Supinada: quando a concentração do peso do corpo é maior na parte de dentro dos pés;

● Pronada: quando a concentração do peso é maior na parte de fora dos pés;

● Neutra: peso é distribuído de forma equilibrada sobre os pés.

No caso das pisadas supinada e pronada, a forma como os pés tocam no chão acabam forçando a articulação do tornozelo para dentro ou para fora. Essa posição inadequada causa dor na região e, consequentemente, levar a lesões nessa e outras articulações.

Entorse

Popularmente chamada de torção no tornozelo, a entorse é uma lesão muito comum que acontece quando ocorre uma movimentação anormal da articulação dessa região, o famoso “dobrar o pé”. Essa posição inadequada força os diversos ligamentos que ajudam a dar estabilidade para a articulação. Em todos os casos é essencial fazer a reabilitação da articulação para evitar a sua instabilidade no futuro.

Doenças e inflamações

Algumas doenças e inflamações também acometem essa articulação promovendo dor no tornozelo. Entre elas podemos citar aquelas mais comuns, que são:

● Tendinite: inflamação que se manifesta quando um dos tendões é danificado, geralmente em função de movimentos repetitivos ou esforço excessivo;

● Gota: doença reumática classificada como condição crônica que provoca inflamação grave nas articulações;

● Artrite: inflamação que afeta uma ou mais articulações do corpo provocando sensações dolorosas e rigidez, e tende a piorar conforme a idade avança;

● Artrose: problema degenerativo que afeta os tecidos flexíveis localizados nas extremidades dos ossos. Ele se desgasta, os ossos ficam mais grossos e atritam entre si;

 Artrite reumatoide: inflamação sistêmica das articulações que provoca o desgaste delas causando dores que se manifestam, principalmente, de manhã ou após um longo período de repouso;

● Bursite: inflamação que afeta as bursas, que são bolsas de líquido que protegem as articulações do corpo.

E agora, como aliviar as dores no tornozelo?

Quando a dor no tornozelo tem origem inflamatória, ou essa articulação sofreu um trauma como uma entorse, ela pode ser aliviada com uma compressa fria. A baixa temperatura ajuda a desacelerar o processo inflamatório e reduz o inchaço.

Da mesma forma, manter o tornozelo elevado também é uma ótima medida paliativa para minimizar inchaços e hematomas provocados por lesões. Lembrando que em todos os casos é importante reduzir a carga de atividades para que o tornozelo se recupere.

O uso de sprays para contusão ajuda quando o problema está nos músculos e outros tecidos flexíveis. No caso de optar por eles, é importante, acima de tudo, seguir as instruções de uso para alcançar os benefícios esperados.

Entretanto, se a dor é intensa e/ou já dura mais de 3 dias, é importante buscar ajuda de um especialista. O médico especialista da dor é quem pode diagnosticar e prescrever o melhor tratamento para sua dor.

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

● Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram

● Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade

Não espere mais! Se o problema não for tratado com qualidade, ele pode piorar e exigir cirurgia. Agende uma consulta com um médico especialista da dor e resolva esse problema.

Espero que este artigo tenha te ajudado! Envie para mais pessoas que possam estar sofrendo com dores no tornozelo e acompanhe nosso blog, sempre com novos temas!

Fonte: Blog Dr. Charles Oliveira.

Print Friendly, PDF & Email
Priscila Torres

Priscila Torres

Jornalista pela Faculdades Metropolitana Unidas, especialista no gerenciamento online de comunidades de pacientes crônicos. Possuí especialização em Alfabetização em Saúde e Empoderamento de Pacientes pela Universidade Católica de Salta na Argentina e título de Paciente Experto pela Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR). Certificação em ouvidoria pela Escola Nacional de Administração Pública. • Membro da Comissão de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), representando a Associação Brasileira Superando o Lúpus. • Presidente da Red Panamericana de Associações de Pacientes Reumáticos -ASOPAN. • Presidente do 2º Congresso Panamericano de Pacientes Reumáticos da Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR). • Colaboradora do grupo de trabalho do escopo das diretrizes do Protocolo Clínicos e Diretrizes de Artrite Reumatoide e Artrite Idiopática Juvenil do Ministério da Saúde, à convite do PROADIS do Hospital Moinhos dos Ventos. • Coordenadora de advocacy e responsabilidade social do Grupar/EncontrAR e da Biored Brasil, uma organização que reúne 42 associações de apoio a pacientes com doenças crônicas incuráveis de todas as regiões do Brasil, que milita pela garantia de acesso a medicamentos imunobiológicos e o uso racional e seguro dos recursos da assistência farmacêutica no SUS. • Arthritis Consumer Experts • Patient Advocate • Convive com artrite reumatoide desde os 26 anos.

Relacionado Postagens

Próxima postagem

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 121mil outros assinantes

Conte sua história aqui

Artrite no Youtube

Notifique efeitos colaterais

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.