As baixas temperaturas do inverno podem agravar um dos sintomas de doenças reumáticas: a dor nas articulações e nos músculos próximos. “Isso se deve à contração dos vasos sanguíneos e às contraturas musculares e tendíneas.
O aumento da umidade também é outro fator comumente associado às dores articulares”, explica o especialista em Reumatologia, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), médico da Ubermedic Saúde, Rafael Dias Vitor Pereira.
O reumatismo é o nome popular dado a um grupo de mais de 100 enfermidades, que atingem músculos, ossos e articulações, podendo afetar também coração, rins, pulmões, sangue e diversos outros órgãos. Entre as doenças mais comuns estão artrite reumatóide, artrose, fibromialgia, lúpus e tendinite.
Dados oficiais do Ministério da Saúde mostram que o reumatismo acomete mais de 12 milhões de pessoas no país. Algumas doenças do grupo têm prevalência mais alta entre mulheres de 30 a 40 anos. Já a osteoartrite, uma das doenças mais comuns do grupo, tem como fatores de risco idade avançada, obesidade, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, dentre outros.
“De um modo geral, recomenda-se a manutenção de hábitos de vida saudáveis, no entanto, a maior parte das patologias não apresenta fatores de risco definidos ou formas de prevenção primária, por isso, a prevenção secundária, baseada no diagnóstico e tratamento precoce, é muito importante para evitar deformidades e outras complicações, especialmente, no caso de doenças multisistêmicas”, orienta o especialista da Ubermedic Saúde.
Durante os dias mais frios, como prevenção das dores articulares, o reumatologista Rafael recomenda a realização de atividades físicas moderadas e alongamentos, sendo, no entanto, fundamental a orientação médica.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.