sexta-feira, maio 8, 2026
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Dor lombar é a 3ª causa de aposentadoria por invalidez

Caso não sejam tratadas, podem evoluir para problemas mais sérios e trazer lesões incapacitantes

por Priscila Torres
04/10/2022
em Notícias
Dor lombar é a 3ª causa de aposentadoria por invalidez

A dor lombar, também conhecida como lombalgia, localizada na parte mais baixa da coluna, entre as últimas costelas e acima dos glúteos, pode comprometer o bem-estar e o rendimento das atividades de trabalhadores que são acometidos pela patologia. As dores nas costas podem ser agudas, que é a mais comum e pode ocorrer após um exercício físico intenso, má postura ou carregamento de peso e a dor crônica pode persistir por mais de 12 semanas e sua origem é inflamação de algum nervo da coluna.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial tem, teve ou terá um desconforto (ou dor) na região lombar durante sua vida. Trata-se da 3ª causa de aposentadoria por invalidez.
Segundo Cesar Augusto Calonego, fisioterapeuta e professor do curso de Fisioterapia da Faculdade Santa Marcelina, o tratamento fisioterapêutico não pode estar focado apenas no alívio da dor utilizando apenas recursos analgésicos como eletroestimulação e calor. Já está bem claro na literatura atual que os pacientes que fazem uso apenas desses recursos não têm uma boa evolução com crises recorrentes. “O tratamento deve estar baseado no uso de exercícios terapêuticos conduzidos pelo profissional fisioterapeuta, que é o especialista mais indicado para estes casos”, pontua.

Saiba mais sobre lombalgia segundo Cesar Augusto Calonego, fisioterapeuta e professor do curso de Fisioterapia da Faculdade Santa Marcelina.

Quais são os principais sintomas?
Quando a dor é localizada apenas na região da coluna lombar ela é chamada de lombalgia. Quando esta dor é proveniente da região lombar e se irradia para o membro inferior chamamos de lombociatalgia. Os sintomas relacionados vão desde dores localizadas ou irradiadas, formigamento nos membros inferiores (pernas), no caso de lombociatalgias, até a perda de força muscular, perda da mobilidade do tronco e em casos mais graves podem levar a perda de movimento, dependendo do tipo de lesão.

Existe uma idade que a dor lombar começa a aparecer?
A dor lombar pode acometer pessoas em diversas faixas etárias, inclusive crianças, porém é mais comum em pessoas com idade adulta (20 a 55 anos). Em indivíduos idosos, quase metade da população já relatou dores lombares. Como trata-se de uma sintomatologia, temos várias doenças que podem levar as dores nesta região. É comum os problemas relacionados a própria coluna, como as hérnias de disco, alterações posturais, artrose de coluna serem um dos principais fatores de desencadeamento da lombalgia, porém várias doenças podem gerar dores na região, tais como tumores, câncer acometendo útero, próstata, fraturas, cálculos renais, causas ginecológicas, doenças reumáticas, entre outros. Por isso, é importante saber a causa da dor e torna-se fundamental um bom diagnóstico.

A dor lombar pode agravar se não for tratada?
Muitas pessoas não dão importância às dores lombares e deixam de identificar causas mais severas da doença. Portanto, quando não tratadas, podem evoluir para problemas mais sérios e trazer lesões incapacitantes.

Qual o tratamento adequado?
As dores passam pelo tratamento medicamentoso por meio de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, que deve ser orientado por um profissional médico. A maior parte das dores lombares evoluem de maneira satisfatória entre 1 a 2 semanas sem a necessidade de uma intervenção mais severa, porém o tratamento pode evoluir necessitando de fisioterapia e nos casos mais graves a intervenção cirúrgica é a última alternativa de tratamento.

Sessões de fisioterapia podem melhorar os sintomas?
A fisioterapia é um procedimento muito utilizado nas dores lombares. Normalmente os acometimentos da coluna vertebral representam cerca de 35 a 40% do consultório do fisioterapeuta que trabalha com disfunções musculoesqueléticas. A fisioterapia trabalha com recursos que visam o alívio da sintomatologia dolorosa, fortalecimento da musculatura que estabiliza a coluna vertebral e na reeducação postural. O importante no tratamento dos pacientes com dor lombar é tratar a causa do problema e não apenas as dores. As últimas pesquisas relacionadas na área, mostram que o tratamento mais importante para este tipo de paciente deve focar em exercícios para fortalecimento dos músculos que estabilizam a coluna, tratamento da postura e educação em relação a dor do paciente.

O repouso deve ser apenas relativo, ou seja, o paciente acometido com dores lombares deve sim manter atividades dentro do controle do quadro doloroso e deve ser incentivado desde que acompanhado pelo seu fisioterapeuta e médico. O esforço em excesso deve ser evitado no quadro agudo da lesão, porém o exercício e suas atividades são incentivadas de acordo com a melhora do quadro clínico.

Dor lombar tem cura?
Como já dito, a cura da dor lombar está relacionada ao tratamento da causa e dependendo da situação é possível falar em cura. A persistência dessas dores por mais de três meses é considerada a cronificação do problema e acomete de 6 a 8 % dos pacientes. Estes pacientes crônicos respondem por 85% dos custos com as dores lombares.

Como é feito o diagnóstico para identificar a patologia?
Com relação a diagnostico, o mesmo será feito por meio de uma consulta onde deve ser realizado um bom exame físico do paciente e por meio de exames de imagem para verificar as possíveis alterações. O comum de exames são RX, tomografia e ressonância magnética, porém dependendo da causa do problema o médico pode solicitar exames laboratoriais como exame de sangue, urina, entre outros.

Qual a prevenção para evitar a doença?
A manutenção de atividades físicas regulares orientadas, caminhadas, pilates, o cuidado com a postura no dia a dia, pode ajudar no controle e prevenção do surgimento destas crises.

Sobre a Faculdade Santa Marcelina
A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina — ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética.

Fonte: assessoria de Imprensa

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado


Descubra mais sobre Artrite Reumatóide

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Postagem anterior

Obesidade: Entenda os Principais Motivos que te Impedem de Perder Peso

Próxima postagem

Exercício passivo oferece os mesmos benefícios para a saúde do cérebro do que os movimentos ativos, segundo estudo

Relacionado Postagens

Após 20 anos de ordenamento da formação em saúde, CNS cobra qualidade e fortalecimento do SUS

Após 20 anos de ordenamento da formação em saúde, CNS cobra qualidade e fortalecimento do SUS

por Priscila Torres
08/05/2026

Na 378ª Reunião Ordinária, a CIRTES apresentou informes, pareceres sobre cursos da área da saúde e um balanço histórico da...

CNS debate minuta da Política Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente e cobra respeito ao controle social

CNS debate minuta da Política Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente e cobra respeito ao controle social

por Priscila Torres
08/05/2026

Na 378ª Reunião Ordinária, plenário reconheceu a importância da proposta para fortalecer o cuidado seguro no SUS, mas alertou que...

Consulta Pública Nº 170: ANS recebe contribuições sobre nova resolução

Consulta Pública Nº 170: ANS recebe contribuições sobre nova resolução

por Priscila Torres
08/05/2026

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu nesta segunda-feira, 6/4, a Consulta Pública nº 170, com o objetivo de...

Dia Mundial do Câncer de Ovário: letalidade pela demora no diagnóstico exige atenção a sintomas silenciosos

Dia Mundial do Câncer de Ovário: letalidade pela demora no diagnóstico exige atenção a sintomas silenciosos

por Priscila Torres
08/05/2026

 Esse panorama exige um debate urgente sobre a saúde feminina, já que a patologia se desenvolve de forma silenciosa e...

Dia do Oftalmologista: 9 mitos e verdades sobre como preservar a saúde dos olhos

Dia do Oftalmologista: 9 mitos e verdades sobre como preservar a saúde dos olhos

por Priscila Torres
07/05/2026

Em 7 de maio, é comemorado o Dia do Oftalmologista, uma data que nos convida a refletir sobre a importância...

Controle social leva ao CNS alertas sobre falta de medicamentos, doenças crônicas, trabalho, violência e direitos humanos

Controle social leva ao CNS alertas sobre falta de medicamentos, doenças crônicas, trabalho, violência e direitos humanos

por Priscila Torres
07/05/2026

Na 378ª Reunião Ordinária, conselheiros alertaram para desafios urgentes do SUS, como falta de medicamentos, judicialização, violência, saúde das mulheres,...

Próxima postagem
Exercício passivo oferece os mesmos benefícios para a saúde do cérebro do que os movimentos ativos, segundo estudo

Exercício passivo oferece os mesmos benefícios para a saúde do cérebro do que os movimentos ativos, segundo estudo

Deixe uma respostaCancelar resposta

Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Investidores Sociais

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 75mil outros assinantes

Blog oficial das ONGs

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco
%d