Dor forte no pé após os feriados? Fique atento, pode ser gota!

Os feriados de final de ano são uma época maravilhosa para se divertir com a família e os amigos. Porém, é nessa época também que a dieta saudável e o exercício físico acabam ficando de lado. Infelizmente, os portadores de gota e as pessoas que são suscetíveis a esta doença podem entrar numa crise de artrite.
O que é a gota?
A gota é um tipo de artrite na qual estão presentes os cristais de ácido úrico nas articulações. As crises são extremamente dolorosas e geralmente começam durante a noite. Até mesmo o contato do lençol pode causar muita dor! A articulação mais afetada é a do dedão do pé, mas outras articulações também podem ser afetadas, como os tornozelos, joelhos, cotovelos, punhos e dedos das mãos. A medida que a inflamação vai se resolvendo, a dor melhora.
Quais as causas da gota?
A gota é causada por um processo químico que ocorre no seu organismo e resulta em níveis altos de ácido úrico (hiperuricemia). Todos os dias o nosso corpo produz ácido úrico, e a mesma quantidade formada é excretada pelos rins. Na maioria dos casos a gota ocorre quando os rins não conseguem se livrar do ácido úrico de maneira adequada. O outro mecanismo é quando o organismo produz quantidades muito grandes do ácido úrico.

 

Mas o que os feriados têm a ver com a gota?
O ácido úrico é encontrado nos alimentos ricos em purinas, como frutos do mar, carne e miúdos, e também nas bebidas alcoólicas e refrigerantes. Como nessa época é comum acontecerem exageros tanto na dieta quanto na bebida, essa variação nos níveis de ácido úrico pode provocar uma crise nas pessoas suscetíveis à gota.

O que fazer então?
Se você teve uma crise muito forte de dor na articulação acompanhada de inchaço principalmente nos pés, procure um reumatologista para fazer o diagnóstico correto e o tratamento.

Caso você já seja portador de gota, confira as seguintes dicas:

  • Mantenha um peso adequado: se você estiver com sobrepeso ou obesidade, a perda de peso é uma medida efetiva para reduzir os níveis de ácido, pois quanto maior o corpo de uma pessoa, maior é a produção de ácido úrico.
  • Beba bastante água: beber bastante água pode reduzir as chances de formar cristais de ácido úrico nas articulações, e também de ter cálculos renais.
  • Evite bebidas açucaradas: sucos e refrigerantes devem ser evitados, pois o açúcar na forma de frutose pode aumentar os níveis de ácido úrico no sangue.
  • Evite bebidas alcoólicas: o álcool deve ser evitado, pois aumenta os níveis de ácido úrico e as chances de ter uma crise.
  • Aumente o consumo de leite desnatado e alimentos ricos em vitamina C: eles podem ajudar a prevenir as crises de gota.

É importante salientar que o estilo de vida não é o principal responsável pelo desenvolvimento da gota, mas aquelas pessoas que conseguem conciliar o uso correto das medicações a um estilo de vida saudável possuem uma chance maior de reduzir o ácido úrico e amenizar as crises de gota.

Confira aqui o nosso guia completo sobre a gota.

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));