Notícias

Doentes reumáticos devem se vacinar contra Gripe A

A Vacinação da Gripe encerra nessa sexta-feira dia 10/05 em todo o Brasil!

A campanha de vacinação contra a gripe apresentou este ano um importante avanço para as pessoas portadoras de doenças crônicas. O grupo está tendo acesso ampliado à vacinação em todos os postos de saúde, e não apenas nos Centros de Referência Imunobiológicos Especiais (Cries). A prescrição médica no ato da vacinação é necessária. A campanha de vacinação prossegue até 10 de maio.

Claiton Brenol, gestor da área de reumatologia do Hospital Mãe de Deus e Professor da UFRGS, alerta para a importância de pacientes com doenças reumáticas usuários de remédios que diminuem as defesas do organismo (imunossupressores) buscarem a imunização.

— Com base no conhecimento científico atual, podemos afirmar que os pacientes com doenças reumáticas têm a mortalidade relacionada a infecções até 10 vezes maior em relação à população geral — informa.

Esse paciente também apresenta risco aumentado para infecções por estar exposto de maneira cada vez mais precoce e intensa ao tratamento com imunossupressores e agentes biológicos (medicamentos de uso subcutâneo ou intravenoso que também podem diminuir as defesas do organismo contra infecções).

— Tendo em vista que a vacinação é a medida preventiva de maior impacto na diminuição da ocorrência de infecção em qualquer faixa etária, torna-se obrigatório revisar e atualizar o cartão vacinal dos pacientes com doenças reumáticas — diz.

Nesse contexto, a Comissão de Artrite Reumatoide da Sociedade Brasileira de Reumatologia desenvolveu um consenso com o objetivo de sintetizar recomendações para a indicação de vacinas nos pacientes portadores da enfermidade, contemplando o cenário epidemiológico de doenças endêmicas no Brasil, como a febre amarela, por exemplo. O trabalho foi coordenado por Brenol e publicado no último número da Revista Brasileira de Reumatologia. O consenso teve como propósito final uniformizar e incentivar a indicação de imunizações pelos reumatologistas e demais profissionais que lidam com esses pacientes.

Dentre as recomendações mais importantes, o consenso recomenda atualização do cartão vacinal com relação às vacinas contra gripe, pneumococo, hepatite B e varicela. A vacina contra papilomavírus humano também deve ser indicada principalmente para pacientes jovens antes do início da vida sexual.

Fonte:Grupo RBS

 

 

Related posts

Lei sancionada institui cotas para pessoas com deficiência em universidades federais

Priscila Torres

Importante Falta de Medicamento em São Paulo

Priscila Torres

Ácido úrico elevado no sangue pode levar ao surgimento da gota, principalmente em homens

Priscila Torres
Loading...