ReumaBlogs

Doenças reumatológicas e COVID-19

Veja abaixo algumas das principais perguntas de pacientes que tenho ouvido em meu consultório:
• Estou em uso de imunossupressor devo parar a medicação pelo risco de infecção? Não. Os pacientes que já estão em tratamento devem manter as medicações em uso e só devem reduzir ou parar a medicação por orientação médica, pelo risco de piora ou descompensação da sua doença.
• Descobri uma doença reumatológica, posso iniciar o tratamento ou devo esperar o término da pandemia? Pacientes com diagnóstico novo de doença reumatológica podem e devem iniciar o tratamento para evitar complicações da doença.
• Tenho doença reumatológica, mas meu tratamento precisa ser ajustado e preciso iniciar uma nova medicação ou aumentar a dose dos que já uso, posso fazer isso? Pacientes com doença reumatológica em atividade podem e devem ajustar o tratamento, iniciando novas medicações ou aumentando doses para evitar complicações da doença.
• Fui diagnosticado com COVID-19 e faço tratamento para doença reumatológica, o que faço? Caso seja diagnosticado com COVID-19, comunique o seu médico reumatologista, algumas medicações podem ser mantidas mesmo no quadro de infecção, outras devem ser interrompidas ou adiadas até a resolução da infecção e reiniciadas assim que houver melhora.
• Uso hidroxicloroquina ou cloroquina, isso me torna imune a infecção? Não. Até o momento há diversos relatos de pessoas em uso dessas medicações que contraíram a doença e não existem estudos que comprovem que tenha efeito na prevenção da doença. Essas medicações foram testadas como parte do tratamento, mas até o momento não há comprovação que funcionem.
Fonte: COVID-19 Clinical Guidance for Adult Patients with Rheumatic Diseases
Se ficou com alguma dúvida que não consta aqui, pode entrar em contato através das minhas redes sociais ou através do site (Link da Bio)
#REPOST @drguilhermetresreumatologista

Related posts

Doenças reumáticas em pacientes com HIV positivo

Priscila Torres

Artrite reumatoide e o colesterol alto

Priscila Torres

A Fibromialgia afeta mais as mulheres do que os homens?

Priscila Torres
Loading...