fbpx

Diversidade étnica e racial pode potencializar pesquisas clínicas no Brasil

O Brasil ainda ocupa apenas a 19º colocação no ranking global de estudos clínicos, ficando atrás de países como Egito, Taiwan e Índia, conforme informações do Guia 2022 Interfarma. Embora o país tenha um enorme potencial para realização de pesquisas clínicas, devido a numerosa população, o Brasil ainda sofre com a falta de investimentos no setor. De acordo com Simone Kairalla, Clinical Research Associate da Comsentimento, a saída para atrair recursos para os estudos e escalar a participação global do país no desenvolvimento de novas opções de tratamento para os pacientes seria aproveitar a diversidade étnica e racial, que pode potencializar a precisão dos resultados.

Para a especialista, o investimento no setor ajuda no desenvolvimento de novas opções de terapias para os pacientes, além de melhorar o acesso a elas e reduzir custos com internações e consultas. “Com mais de 210 milhões de habitantes, o grande potencial do Brasil na realização de estudos clínicos é o fato de ter uma variedade étnica/racial bastante diversificada. A miscigenação racial existente no país pode favorecer os resultados quando uma amostra heterogênea se faz necessária”, pontua. “Além disso, o Brasil conta com instituições altamente capacitadas para a realização de estudos de alta qualidade. A Comsentimento, por exemplo, participa do processo de recrutamento de voluntários em alguns desses grandes centros, como Barretos e AC Camargo, trazendo maior qualidade e efetividade nos processos”, explica Simone.

Devido à diferença de metabolismo de uma pessoa para outra, é necessário recrutar um vasto número de pacientes demograficamente distintos, para representar uma grande variedade genética, racial e cultural. A indústria farmacêutica já tem notado a importância de promover a inclusão social em diferentes âmbitos, tanto que, recentemente, o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) se pronunciou a favor de ações afirmativas para fomentar práticas de estímulo à diversidade, incentivando que empresas do setor adotem medidas internas e externas de inclusão.

“A diversidade étnica, racial e cultural é importante na pesquisa clínica por diversos motivos. A incidência e gravidade das doenças podem variar de acordo com a etnia e com os hábitos culturais. Existem casos de medicamentos oncológicos eficazes quando testados na Ásia, por exemplo, mas que não demonstraram o mesmo benefício quando testados em países do Ocidente”, explica a especialista.

Segundo a profissional, determinados efeitos colaterais ou reações adversas aos medicamentos também podem ser mais comuns em certas populações. “Com isso, ao realizar uma pesquisa com uma abrangente diversidade étnica e cultural, além de garantir que as descobertas sejam aplicáveis a todas as populações, também se gera um papel sociocultural, pois aumenta a confiança dos diferentes grupos em relação aos tratamentos e à pesquisa médica em geral”, detalhe Simone.

O futuro das pesquisas clínicas no Brasil

Embora a pesquisa clínica cresça a cada ano no Brasil, o que o torna o país com maior número de estudos em andamento na América Latina, em comparação ao cenário dos Estados Unidos e da China – que além de terem grandes populações, possuem existe um nível de investimento na indústria farmacêutica superior -, o mercado brasileiro ainda é bastante incipiente. No entanto, isso tem mudado rapidamente e a iminente aprovação do Marco Legal de Pesquisa Clínica em discussão no Congresso Nacional pode ser o caminho para alcançar o potencial do país, tornando o processo regulatório mais simples e ágil.

“O Brasil conta com excelentes centros de pesquisa com capacidade de conduzir protocolos internacionais, mas nosso maior trunfo é a ampla e diversa população. Uma pequena amostra disso foram os estudos da vacina do Covid, onde o Brasil superou todos os países da Europa em termos de número de participantes em pesquisas de fase II e fase III”, afirma Simone.

Segundo a especialista, o uso da tecnologia pode ser um aliado do setor. Um exemplo disso é a atuação da Comsentimento, que oferece ferramentas que auxiliam no recrutamento de pacientes, encontrando voluntários elegíveis para os estudos de forma mais rápida e eficiente, além de possibilitar um levantamento de dados epidemiológicos, facilitando o estudo de viabilidade.

“Dessa forma, investir em tecnologia, ampliar a divulgação dos estudos clínicos em andamento e estabelecer parcerias com outros players, como empresas farmacêuticas e instituições privadas, são caminhos viáveis para fomentar a pesquisa clínica no Brasil”, ressalta Simone. “Nosso país precisa de uma política pública de investimento na pesquisa clínica, além de facilitar o processo regulatório. Nós temos muito potencial para ficar entre os dez primeiros colocados no ranking de estudos clínicos, basta caminhar em direção a isso”, finaliza a profissional.

Print Friendly, PDF & Email
Priscila Torres

Priscila Torres

Jornalista pela Faculdades Metropolitana Unidas, especialista no gerenciamento online de comunidades de pacientes crônicos. Possuí especialização em Alfabetização em Saúde e Empoderamento de Pacientes pela Universidade Católica de Salta na Argentina e título de Paciente Experto pela Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR). Certificação em ouvidoria pela Escola Nacional de Administração Pública. • Membro da Comissão de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), representando a Associação Brasileira Superando o Lúpus. • Presidente da Red Panamericana de Associações de Pacientes Reumáticos -ASOPAN. • Presidente do 2º Congresso Panamericano de Pacientes Reumáticos da Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR). • Colaboradora do grupo de trabalho do escopo das diretrizes do Protocolo Clínicos e Diretrizes de Artrite Reumatoide e Artrite Idiopática Juvenil do Ministério da Saúde, à convite do PROADIS do Hospital Moinhos dos Ventos. • Coordenadora de advocacy e responsabilidade social do Grupar/EncontrAR e da Biored Brasil, uma organização que reúne 42 associações de apoio a pacientes com doenças crônicas incuráveis de todas as regiões do Brasil, que milita pela garantia de acesso a medicamentos imunobiológicos e o uso racional e seguro dos recursos da assistência farmacêutica no SUS. • Arthritis Consumer Experts • Patient Advocate • Convive com artrite reumatoide desde os 26 anos.

Relacionado Postagens

Próxima postagem

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 121mil outros assinantes

Conte sua história aqui

Artrite no Youtube

Notifique efeitos colaterais

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.