Quem é que nunca tomou um remedinho por conta própria? Ou nunca tomou um remédio que foi tão bom para sua vizinha? E aquele remedinho que a sua vó tomava? A automedicação é um erro que pode nos trazer sérias consequências. E, pior do que se automedicar, é omitir essa informação do seu médico. O uso de medicamentos deve ser sempre orientado pelo médico assistente (o médico que cuida da gente). Devemos seguir algumas regrinhas básicas para garantir o uso adequado dos medicamentos prescritos:
- Dose certa do medicamento (adoramos diminuir a dose e até parar de tomar o remédio quando as dores diminuem ou as crises passam).
- Tempo certo de uso do medicamento (se é prescrito pelo médico para usar 15 dias, devemos sempre usar por 15 dias e nunca só até quando achamos preciso).
- Hora certa: sempre respeitar os horários, sem adaptações ou mudanças frequentes. Os melhores horários são:
– De 8 em 8 horas: 7 horas da manhã, 15 horas, 23 horas e depois começa tudo de novo às 7 horas da manhã (esses são horários padrões nos hospitais, pois permitem um bom horário de descanso, evitando acordar de madrugada para tomar remédio).
– De 6 em 6 horas, é mais simples de entender: 6 horas da manhã, meio dia, 18 horas e meia noite, permitindo seis horas livres de sono da meia noite às 6 horas da manhã. - Respeite as orientações de jejum: em jejum é sem comer nada, de estômago vazio, ou seja, tome o medicamento e somente se alimente pelo menos uma hora após ingerir o medicamento.
- Cortando comprimidos: para facilitar cortar os comprimidos, existem cortadores de comprimidos que são facilmente encontrados nas grandes farmácias.
Tenha disciplina e não pratique a automedicação!
Texto originalmente publica na minha coluna no Site Viva Bem com AR
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.