Este texto faz parte do livro: EncontrAR a vida após a Artrite Reumatoide, para baixar o livro clique no link abaixo:
Baixe aqui o livro gratuitamente
Leia Também: Situações especiais
Viver com artrite é matar um leão todas as manhã e várias vezes ao dia. É uma luta diária que pode ser vencida com armas certas, a readaptação é a melhor delas.
Tudo aquilo que fazíamos antes do diagnostico da artrite reumatoide, pode ser realizados ainda que com a doença, porém de um novo jeito. Encontrar essa alternativa é o segredo dessa nova vida.
A fadiga é sem sombra de dúvida um dos piores sintomas da AR, sentir-se exaustivamente cansados, dormir mais de oito horas por noite e ainda assim acordar como se tivesse carregado pedra a noite toda, essa é a sensação de ter a doença em atividade.
Ao contrário da dor que é impactante, mas que tem alternativas medicamentosas para aliviar sua intensidade, a fadiga não pode ser controlada com medicamentos (eles ainda não existem). Por isso a psicoterapia, fisioterapia, terapia ocupacional são importantes para a qualidade de vida. Algumas alternativas podem ser utilizadas para readaptar as atividades de vida diária e no trabalho. Conhecer e praticar essas modificações auxiliam na conquista de uma vida mais leve e menos dolorida. Conheça algumas dicas para ajudar nessas mudanças.
- Escute o seu corpo, aprenda a identificar o seu limite
- Descanse sempre que necessário
- Organize suas tarefas, planejando as atividades com intervalo de tempo entre elas
Adaptação para o dia a dia
Acordar e não ter forças para levantar, levantar e não conseguir trocar de roupa. Trocar de roupa e não conseguir abrir a pasta de dente, escovar os dentes e não conseguir pentear os cabelos. Pentear os cabelos e não conseguir calçar os sapatos. Assim é a vida de quem tem artrite reumatoide ativa.
Após 11 anos minhas recordações não me deixam esquecer aquele dia de inverno em que eu acordei e não conseguia levantar. Sentia as minhas mãos e pés como se fossem de vidro, pisar no chão foi tão dolorido quanto apoiar as mãos e se arrastar na cama até conseguir ficar sentada e permanecer sentada por mais de uma hora, pensando em como sair da cama sozinha, chegar ao banheiro e ainda descer as escadas. Nunca na minha vida eu pensei que isso seria tão complexo e dolorido.
Dessa forma a artrite mostra os limites impostos para quem convive com ela. De repente sem avisar, as atividades mais simples que todas as pessoas realizam de forma automática, passam a ser desafios a serem vencidos. O criador da tampa convencional da pasta de dente, jamais teve artrite porque se não, ele nunca teria criado um objeto tão pequeno, capaz de arrancar lágrimas de uma pessoa com AR em atividade.
A vida com AR muda, desde a hora do levantar até a hora do deitar, reaprender a viver é o grande segredo de toda pessoa com AR.
Adaptação para o autocuidado
Adaptação para o banho de chuveiro
Um banco dobrável pode ser instalado no chuveiro, evitando assim risco de quedas.
Deve ser evitado o uso de cadeiras de plástico comum, que podem quebrar e escorregar.
Autocuidado na higiene pessoal
As adaptações para o autocuidado, podem ser realizadas com objetos comprados prontos, as lojas de reabilitação vendem produtos prontos para uso, ou é possível adaptar os objetos e utensílios que já tem em casa.
A escova de banho com cabos longos facilita a hora do banho e oferece independência.
A escova de cabelo e a escova de dente podem ser adaptadas, para que seus cabos fiquem grossos e facilitem o manuseio.
Na hora de se secar é possível utilizar alças em ambas as pontas para facilitar o movimento de secar as costas e pés.
Assento elevado para vaso sanitário
Elevação de 12 cm no assento sanitário, facilita o uso principalmente em períodos de crise ou limitação de quadril e joelhos.
A venda em lojas de material de construção
Dicas de utensílios para facilitar na colocação de roupas e sapatos
Adaptador para chaves e tomadas
Maçanetas de portas redondas são difíceis de serem abertas, assim como a chave fina e pequena se torna complicado de ser segurada e girada. Por isso aplicar na chave um adaptador auxilia essa tarefa. Assim como evitar o uso de maçanetas redondas.
Adaptador para tomadas
As tomadas são de encaixe e geralmente possuem uma extremidade fina ou achatada que dificulta o manuseio. Adaptar um objeto que seja fixado na tomada e torne fácil o movimento.
Dispositivo giratório em T – aumenta a destreza manual
Encaixa em maçanetas, chaves, torneiras e botão de eletrodomésticos. Os dentes de aço se encaixam nos objetos e a base de apoio em T permite a facilidade em girar.
Facilitadores para atividades do dia a dia
Abridor de pote antiderrapante
Auxiliar na abertura de potes diminuindo a necessidade de força
Tubo de espuma para fio
Tubo de espuma para adaptar objetos e utensílios do dia a dia, tornado cabos mais grossos facilitando a utilização.
Suporte facilitador
Suporte facilitador para canetas, facilita a escrita, dando firmeza ao segurar a caneta.
Pegador de objetos
Facilita pegar objetos em lugares altos e no chão. Alguns modelos dispõe de imãs na ponta para pegar moedas e agulhas.
Abridor de tampa universal
Auxiliar para abrir tampas de garrafas pets e potes
Adaptações para cozinha
A cozinha é um local em que passamos parte do nosso dia todo os dias. Alguns itens podem ser adaptados para facilitar essas tarefas, além de garantirem segurança no manuseio.
O multiprocessador de alimentos auxilia no corte de legumes, verduras, temperos e até mesmo carnes, facilitando o dia a dia na cozinha e evitando acidentes.
Cuidados ergonômico
A postura ao utilizar o computador leva a dor de origem secundária à dor da artrite.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.