Destaques das novas coberturas obrigatórias nos planos de saúde, na perspectiva do controle social

0
114

Com ampliação de 500% na participação social na consulta pública nº 81, o resultado das contribuições forneceram à ANS subsídios para incluir 69 novas coberturas no plano de saúde. Que serão válidas à partir de 01 de abril de 2021.

Inclusão de 17 tipos de medicamentos imunobiológicos para o tratamento de diversas doenças crônicas e imunomediadas, entre elas:

  • Artrite Idiopática Juvenil: foi incluída no rol de artrite reumatoide, permitindo à partir de abril o acesso a medicamentos imunobiológicos para crianças e adolescentes com AIJ.
  • Hidradenite Supurativa: adalimumabe.
  • Psoríase: adalimumabe, etanercepte, guselcumabe, infliximabe, ixequizumabe, secuquinumabe e ustequinumabe.
  • Retocolite Ulcerativa: golimumabe, infliximabe e vedolizumabe.
  • Uveíte: adalimumabe.

Seguindo contribuições da Biored Brasil, fundamentadas pelas recomendações da ANVISA, os medicamentos biológicos devem ser trocados por biossimilares apenas com consentimento médico. A prescrição médica deve ser respeitada pelas operadoras de saúde. 

Os tratamentos das doenças imunomediadas no plano de saúde, tiveram suas decisões de incorporação apoiadas no alinhamento parcial com os protocolos do SUS (PCDT), sem incluir os novos medicamentos orais, que já são fornecidos no SUS, mas não foram incorporados pela ANS. 

19 Medicamentos Orais foram incluídos para o tratamento de 28 tipos de câncer, no entanto, devido uma barreira legislativa, não foram incorporados nenhum tipo dos novos medicamentos orais para o tratamento das doenças imunomediadas. 

Pacientes com feridas do pé diabético, passam a contar com a terapia de pressão negativa, um grande avanço terapêutico que permitirá a diminuição da amputação nestes pacientes.

Destaques do novo rol da ANS

Confira o comunicado oficial da ANS sobre a atualização do ROl: https://artritereumatoide.blog.br/ans-define-novas-coberturas-dos-planos-de-saude/ 

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.