O despertador tocou, o dia mal começou e a sensação é de esgotamento e vontade de voltar para a cama. Acordar cansado pode estar relacionado a vários fatores, como acumulo de sono e hábitos que estão sugando a sua energia. O ideal para recuperar o “fôlego” para o dia seguinte é dormir de sete a oito horas.
Se mesmo cumprindo o período ideal do sono, você ainda acorda indisposto e exausto, é preciso investigar as causas da fadiga. Listamos algumas condições que podem estar atrapalhando as noites mal dormidas e deixando a pilha fraca.
Motivos para acordar cansado
1- Alimentação inadequada
A qualidade dos alimentos na dieta influencia no sono. Incluir pães e massas que são produzidos com farinha branca, além de refrigerantes e doces, podem trazer uma energia momentânea ao organismo, mas depois causam efeito contrário, que é o cansaço. Deve-se apostar no consumo correto de nutrientes para evitar a fadiga.
O recomendável é não consumir muita comida durante à noite, porque esse é o momento em que o corpo está se recuperando de todo o desgaste do dia. O álcool, a cafeína e o excesso de água próximo do horário de dormir podem dificultar na manutenção sono e fazer você acordar cansado.
2- Estresse
O estresse causado por rotinas de reuniões, trânsitos e acúmulos de tarefas, aumenta a produção de hormônios como o cortisol e adrenalina, que alertam o corpo para um sinal de “fuga ou luta”. Em excesso, prejudicam a qualidade do sono e a reposição ideal de energia do corpo.
Nessas situações o individuo deve adotar uma rotina de relaxamento, para que o estresse não interfira na saúde. Investir em exercícios, meditações e leituras antes de dormir são exemplos e práticas que podem acalmar a cabeça e resultar em noites tranquilas.
3- Anemia e doenças crônicas
O quadro de anemia indica que o indivíduo não tem glóbulos vermelhos suficientes para transportar o oxigênio para o corpo. Menos oxigênio também significa menos energia e mais indisposição, ou seja, essa condição é a causa mais comum de cansaço. A anemia acontece por conta da falta de ferro, menstruação intensa, doenças crônicas ou deficiência de vitaminas.
Além de poder causar anemia, doenças crônicas, junto a alguns medicamentos analgésicos, também podem dificultar o sono e oferecer uma sensação de esgotamento. Qualquer dor crônica tem o poder absorver as energias e contribuir para o cansaço e dessa forma afetar o sono, aumentando a chance de acordar cansado.
4- Apneia do sono
A apneia do sono é um distúrbio que causa a parada momentânea da respiração durante o sono. Quem tem essa dificuldade, acorda inúmeras vezes à noite, e por conta dessas interrupções surge a exaustão e impressão de acordar cansado. A condição é mais comum em pessoas com idade avançada e obesos.
<
p style=”text-align: justify;”>Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.