A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) apresentou na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados o requerimento 256/2023, que solicita a realização de audiência pública para discutir a prescrição e dispensação eletrônica de medicamentos e tratamentos.
A autora ressaltou que nos últimos anos, os avanços na área de prescrição eletrônica têm desempenhado um papel fundamental tanto no setor público quanto no setor privado da saúde. Esse progresso tecnológico possui o potencial de revolucionar a maneira como os profissionais de saúde prescrevem medicamentos, gerenciam informações clínicas e melhorando a qualidade dos cuidados oferecidos aos pacientes. Nesse sentido, os sistemas eletrônicos também contribuem para a redução do desperdício de medicamentos, ajudando no controle do estoque e na distribuição de remédios de forma mais eficiente. Para debater sobre o assunto, ela sugeriu que sejam convidados:
- Representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – especialmente de sua diretoria responsável pelo desenvolvimento de procedimentos para prescrição eletrônica.
- Representante da Secretaria de Saúde Digital, do Ministério da Saúde.
- Representante da ABRAFARMA, entidade representativa do varejo farmacêutico nas esferas municipal, estadual e federal.
- Representante da Memed, plataforma privada de prescrição e compra de medicamentos.
- Representante da Mevo, plataforma privada de prescrição e compra de medicamentos.
- Representante da Afya iClinic, plataforma integrada de agendamento online, teleconsulta e marketing médico.
E agora?
Documento:
REQ-256-2023-CSAUDEDescubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.