A maioria das pessoas pensa que as doenças reumáticas são exclusivas da população adulta. De fato, muitas das condições ditas “reumáticas” são associadas a doenças degenerativas, como o desgaste de cartilagens, o enfraquecimento muscular e a perda de massa óssea. No entanto, existe um número grande de reumatismos que também pode afetar a população infantil.
Acredita-se que cerca de 25% das doenças reumáticas ocorram em pessoas com menos de 16 anos de idade nos países desenvolvidos.
Ao contrário da crença popular, a artrite acomete crianças e adolescentes. A artrite reumatoide juvenil é uma doença relativamente rara, mas é apenas uma das centenas de tipos de artrite que podem afetar crianças, e a mais comum. A doença ocorre em qualquer raça e em qualquer idade antes dos 16 anos, mas os picos de maior incidência estão entre 1 e 5 anos e de 10 a 14 anos de idade.
Dentre as causas de artrite aguda, encontramos:
– infecciosas, que englobam as artrites sépticas e as reativas;
– traumáticas;
– ortopédicas;
– hematológicas (anemias hemolíticas, hemofilias, leucoses);
– reumatológicas (febre reumática, púrpura de Henoch-Schönlein, lúpus eritematoso sistêmico).
Dentre as causas de artrite crônica, vale destacar:
– infecciosas (tuberculose);
– lúpus eritematoso sistêmico;
– artrite idiopática juvenil.
desconfie de uma criança que evita correr, segurar objetos ou aponta com frequência para alguma articulação.
Hospital Sírio Libanês Cassidy JT, Petty RE, Laxer R, Lindsley C. Textbook of pediatric rheumatology: expert consult: online and print. Philadelphia: Saunders (Elsevier); 2011.
#REPOST @dr.kennedyamaral
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.