Colunas da Pri Depoimentos Notícias

Criança com artrite idiopática juvenil espera desde setembro medicamento de alto custo na Bahia

“Oi, meu nome é Agatha Gabriele, eu tenho 8 anos, tenho artrite idiopática juvenil, eu sofro muito, dores nas mãos, nos joelhos, nos pés. Dói muito, parece que vai entortar”.
 
Agatha, vive em Alagoinhas, região nordeste da Bahia e desde setembro de 2018, aguarda o fornecimento do medicamento Adalimumabe. No Estado da Bahia, os pacientes principalmente do interior aguardam pelo menos 3 meses pelo processo de autorização e fornecimento de medicamentos de alto custo. Alguns desses medicamentos são comprados pelo Ministério da Saúde e enviados aos estados, dessa forma, o medicamento adalimumabe, não enfrenta desabastecimento e o fornecimento para a Bahia e demais regiões do Brasil está regular. Sendo assim, queremos saber “Secretaria de Saúde da Bahia – cadê o medicamento biológico da Agatha?”
 
O DAF (Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde), declara que todos os medicamentos biológicos de artrite reumatoide estão com compras em dia e abastecimento normal. Enviamos questionamentos a SESAB e até este momento não fomos respondidos.
 
A artrite idiopática juvenil, é uma doença crônica, sistêmica e uma vez não tratada adequadamente torna-se evolutiva, caracterizada por dores crônicas e deformidades articulares irreversíveis, situação que poder limitar o desenvolvimento e mobilidade dessa criança.
 
Agatha é filha da Leandra @leandrasantana59 que convive com Lúpus e fibromialgia e nenhuma dor é maior do que ver sua filha chorar de dor e sentir-se impotente diante da irresponsabilidade da gestão da assistência farmacêutica em seu estado.

Related posts

Empregador que não deixa funcionários voltar ao trabalho após alta do INSS pode pagar indenização

Priscila Torres

Celebridades contribuem para esclarecimentos da importância do diagnóstico e tratamento das doenças reumatológicas

Priscila Torres

Chi Chi DeVayne, aclamada drag queen, morre aos 34 anos de idade

Priscila Torres
Loading...