Notícias

Corcunda pode ser causada por má postura e até osteoporose

A má postura e a flexão da coluna e do pescoço para mexer no celular ou trabalhar pode ocasionar um problema que lembra até personagem de filmes: a corcunda. Porém, segundo o ortopedista Raphael Marcon, especialista em coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, a questão postural não é a única causa da cifose.

“A corcunda, ou cifose, pode ser pela postura inadequada ou por uma questão estrutural do corpo. Quando essa corcunda é estrutural, ela pode ocorrer por diferentes problemas e de acordo com a faixa etária”, explica o médico.

De acordo com Marcon, a cifose pode acometer adolescentes em duas ocasiões, a cifose de Scheuermann, quando ocorre uma alteração na placa de crescimento das vértebras, ou por uma má formação vertebral. O ortopedista afirma que sessões de RPG (Reeducação Postural Global) podem minimizar o problema, mas não o corrige.

Porém, se esse adolescente ainda estiver dentro da faixa etária de crescimento, até os 15 anos, no caso da cifose de Scheuermann, o uso de coletes pode ajudar o quadro. Quadros mais graves dessa cifose e por vertebral com má formação podem necessitar de cirurgia para correção.

Entre as complicações possíveis estão dor nas costas e, em casos mais graves, o problema pode gerar compressões de nervos, ocasionando desde perda de força até paraplegia.

Já entre os idosos, o problema pode se tornar comum devido à osteoporose. Segundo Marcon, as microfraturas geradas pela doença fazem com que a coluna se curve ao longo dos anos. Nesses casos, a cifose não pode ser revertida, mas há a recomendação do tratamento da osteoporose e cuidados para que não ocorram fraturas na coluna. A prática de exercícios e reabilitação, como o RPG, também é recomendada.

Já o desenvolvimento da corcunda pela má postura pode provocar complicações. “Pessoas que ficam com o pescoço flexionando permanentemente têm uma maior probabilidade de desenvolver hérnias de disco cervicais. A postura errada gera dor, mas pode ser, não só prevenida, como corrigida com atividade física em geral e RPG”, afirma o ortopedista.

Uma das opções para auxiliar na postura são os corretores posturais, que prendem os ombros com faixas elásticas, ou os coletes. Porém, Marcon afirma que o acessório não é indicado em todos os casos. “Esses coletes podem ser usados por pacientes com osteoporose, por exemplo, para melhorar as dores de fraturas e a sua cicatrização, mas, esse uso deve ser temporário, visto que o uso a longo prazo pode atrofiar a musculatura das costas, se tornando mais prejudicial do que benéfico”.

O médico explica que, na maioria dos casos, a corcunda se trata apenas da curvatura da coluna, mas há exceções. É o caso do famoso personagem Quasímodo, do romance do escritor francês Victor Hugo, O Corcunda de Notre-Dame (1831), que possui neurofibromatose.

Nesses casos, além da curvatura da coluna, há também a formação de pseudotumores chamados neurofibromos. Assim, além da deformação da coluna, há também a deformação causada por esses pseudotumores não cancerígenos. Marcon afirma que quem possui essa condição precisa realizar cirurgia, visto que as formações tumorais podem gerar compressões na coluna e também levar à paraplegia.

Para evitar a formação de uma corcunda postural, o médico recomenda que as pessoas não permaneçam muito tempo na mesma posição, alongando o corpo e  levantando para caminhar durante o trabalho, além de atividades físicas com regularidade.

Fonte: R7 Notícias

Artigos Relacionados

Sob pressão, agências reguladoras defendem lei contra indicação política

Priscila Torres

Brasil tem alto índice de desempregados entre pacientes com artrite reumatoide

Priscila Torres

Atividades físicas em família vão além dos cuidados com a saúde

Priscila Torres
Loading...
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));