Eventos

Convite: Seminário Jornada do Paciente com Artrite

Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatoide e ao Mês das Doenças Reumáticas traz aos pacientes informações sobre tratamento e controle dessas doenças no Brasil
O Ministério da Saúde estima que 12 milhões de brasileiros convivem com alguma doença do elenco composto por mais de 200 tipos de doenças reumatológicas. Já a Organização Mundial de Saúde, estima que 1% da população mundial convive com artrite reumatoide. As pessoas pensam que essas doenças acometem apenas idosos, no entanto, são doenças democráticas que atingem pessoas de todas as idades, inclusive bebês, crianças e adultos em idade reprodutiva e laborativa. A maioria dessas doenças não tem cura, e as dores, fadigas e diminuição da mobilidade, são sintomas “invisíveis”. Por conta disso, há ampliação do impacto da doença, tanto para o paciente, como para sua família e para os cofres públicos.
Há 20 anos, falar sobre o controle das doenças reumáticas era algo visionário, no entanto com o avanço dos tratamentos medicamentosos e a prática da decisão e responsabilidades compartilhadas entre médicos e pacientes, passamos a ter a possibilidade de remissão, que é o controle da atividade inflamatória causada pela doença, controle das dores, prevenção de deformidades e recuperação da qualidade de vida. Ainda não podemos falar de cura, mas podemos afirmar que a nossa missão será sempre a remissão. Por isso, convidamos pacientes, familiares, profissionais de saúde e estudantes para entender o caminho da remissão, no Seminário Jornada do Paciente com Artrite, que acontecerá no dia 20 de outubro na cidade de São Paulo.

São palestrantes confirmados, o Dr. Thiago Bitar Moraes Barros, reumatologista, que convive com artrite idiopática juvenil e vive a remissão, a Dra. Bruna Chu, reumatologista do Portal ReumatoCare que está coordenando a pesquisa “Jornada do Paciente Reumatológico no Brasil e a fisitoterapeuta Mayari Ticiane Sakakura, do Centro de Pesquisa da Reabilitação e Dor Crônica do Hospital Albert Einstein. Contaremos ainda a mesa redonda composta por pacientes diagnosticados há mais de 10 anos, que convivem com artrite reumatoide, espondilite anquilosante, lúpus e esclerose sistêmica e compartilharão a jornada até a chegada da remissão.

O Seminário Jornada do Paciente com Artrite, é um iniciativa da Rede Paulista de Associações de Apoio aos Pacientes Reumáticos, composta pelo Grupasp, Grupar, EncontrAR e Associação Brasileira Superando o Lúpus. Com apoio institucional da Sociedade de Reumatologia de Brasília, do Portal ReumatoCare, dos Blogs: Espondilite Anquilosante Brasil, Compartilhando a AR, Farmale e das associações de pacientes reumatológicos: Abrapes, Alureu, Grupal, Garce e RecomeçAR-RJ.

O evento é gratuito, mediante inscrição prévia na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/seminario-jornada-do-paciente-com-artrite-a-caminho-da-remissao__365927

Na ocasião, será fornecido alimentação, material informativo, certificado digital e o livro: EncontrAR a vida após a artrite reumatoide estará disponível com um valor social.

Artigos Relacionados

Reumatologistas de Brasília se unem para alertar população sobre sinais de Artrite Reumatoide

Priscila Torres

Fórum de Políticas Públicas em Doenças Reumáticas

Priscila Torres

Câmara recebe evento de conscientização ao Dia Mundial da Espondilite Anquilosante

Priscila Torres
Loading...
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));