Convite: Seminário Jornada do Paciente com Artrite

Enquanto não existe cura, nossa missão é a remissão

Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatoide e ao Mês das Doenças Reumáticas traz aos pacientes informações sobre tratamento e controle dessas doenças no Brasil
O Ministério da Saúde estima que 12 milhões de brasileiros convivem com alguma doença do elenco composto por mais de 200 tipos de doenças reumatológicas. Já a Organização Mundial de Saúde, estima que 1% da população mundial convive com artrite reumatoide. As pessoas pensam que essas doenças acometem apenas idosos, no entanto, são doenças democráticas que atingem pessoas de todas as idades, inclusive bebês, crianças e adultos em idade reprodutiva e laborativa. A maioria dessas doenças não tem cura, e as dores, fadigas e diminuição da mobilidade, são sintomas “invisíveis”. Por conta disso, há ampliação do impacto da doença, tanto para o paciente, como para sua família e para os cofres públicos.
Há 20 anos, falar sobre o controle das doenças reumáticas era algo visionário, no entanto com o avanço dos tratamentos medicamentosos e a prática da decisão e responsabilidades compartilhadas entre médicos e pacientes, passamos a ter a possibilidade de remissão, que é o controle da atividade inflamatória causada pela doença, controle das dores, prevenção de deformidades e recuperação da qualidade de vida. Ainda não podemos falar de cura, mas podemos afirmar que a nossa missão será sempre a remissão. Por isso, convidamos pacientes, familiares, profissionais de saúde e estudantes para entender o caminho da remissão, no Seminário Jornada do Paciente com Artrite, que acontecerá no dia 20 de outubro na cidade de São Paulo.

São palestrantes confirmados, o Dr. Thiago Bitar Moraes Barros, reumatologista, que convive com artrite idiopática juvenil e vive a remissão, a Dra. Bruna Chu, reumatologista do Portal ReumatoCare que está coordenando a pesquisa “Jornada do Paciente Reumatológico no Brasil e a fisitoterapeuta Mayari Ticiane Sakakura, do Centro de Pesquisa da Reabilitação e Dor Crônica do Hospital Albert Einstein. Contaremos ainda a mesa redonda composta por pacientes diagnosticados há mais de 10 anos, que convivem com artrite reumatoide, espondilite anquilosante, lúpus e esclerose sistêmica e compartilharão a jornada até a chegada da remissão.

O Seminário Jornada do Paciente com Artrite, é um iniciativa da Rede Paulista de Associações de Apoio aos Pacientes Reumáticos, composta pelo Grupasp, Grupar, EncontrAR e Associação Brasileira Superando o Lúpus. Com apoio institucional da Sociedade de Reumatologia de Brasília, do Portal ReumatoCare, dos Blogs: Espondilite Anquilosante Brasil, Compartilhando a AR, Farmale e das associações de pacientes reumatológicos: Abrapes, Alureu, Grupal, Garce e RecomeçAR-RJ.

O evento é gratuito, mediante inscrição prévia na plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/seminario-jornada-do-paciente-com-artrite-a-caminho-da-remissao__365927

Na ocasião, será fornecido alimentação, material informativo, certificado digital e o livro: EncontrAR a vida após a artrite reumatoide estará disponível com um valor social.

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));