Consulta pública para a incorporação do certolizumabe pegol para o tratamento da artrite psoriásica [Participe]

A CONITEC abriu no dia 11 de setembro de 2017 a consulta pública nº 45/2017 que tem por objetivo incorporar e fornecer no SUS o Certolizumabe Pegol CIMZIA®. A CONITEC informou que não recomenda preliminarmente a incorporação no SUS do Certolizumabe Pegol CIMZIA® para pacientes com artrite psoriásica com resposta inadequada a medicamentos modificadores do curso da doença.

A CONITEC analisou oito estudos. Um deles demonstrou que certolizumabe pegol foi melhor do que o placebo (substância sem propriedade medicamentosa) para desfechos relacionados à eficácia do medicamento e ao efeito indesejável de fadiga. Não houve diferenças entre certolizumabe pegol e placebo para os efeitos de segurança, aqueles relacionados a taxas de efeitos indesejáveis. Um dos estudos, que possuía boa qualidade metodológica, mostrou que certolizumabe pegol foi menos eficaz que etanercepte, infliximabe e golimumabe e demonstrou benefício semelhante ao adalimumabe.

Já outro estudo do mesmo tipo, relatou que certolizumabe pegol teve mais benefício que o placebo. O estudo de comparação indireta entre os medicamentos, realizado pelo laboratório demandante, ou seja, comparação entre estudos que avaliaram cada medicamento isoladamente, demonstrou que, para os desfechos de eficácia, incapacidade e componente psicológico, não houve diferença entre os medicamentos biológicos.

A CONITEC abriu a consulta pública mas adiantou seu parecer negativo, ou seja, não concorda com essa incorporação, por isso, [pacientes] precisamos participar e enviar a nossa contribuição.

Faça sua contribuição, participe, preencha o formulário e expresse sua experiência e opinião sobre o tratamento. Participando você estará contribuindo para que ele seja fornecido para as pessoas que necessitarem.

Quem pode contribuir?
Pacientes, amigos e familiares, profissionais da saúde, associações de pacientes e toda sociedade civil.

Existem duas formas de contribuir:

► Experiência ou opinião: “evidência do paciente” – “como paciente, familiar ou sociedade civil”, contando a sua  Experiência ou opinião, nesse tipo de contribuição você pode compartilhar sua experiência com o uso do Certolizumabe Pegol CIMZIA®  e convivência com a doença. Caso não seja usuário do Certolizumabe Pegol CIMZIA® ainda assim você pode contribuir, falando sobre a sua experiência de vida com a doença e as razões que te fazem acreditar na importância do Certolizumabe Pegol CIMZIA®. Para participar preencha o formulário “experiência ou opinião”, disponível no link: https://goo.gl/6Z1w9q

 Contribuição técnica-científicaevidência científica – Contribuindo com análise médica da consulta pública, enviando documentos e artigos científicos que provem a eficácia, segurança e custo-efetividade Certolizumabe Pegol CIMZIA® com base em evidências científicas, este tipo de contribuição é voltada para associação de pacientes através do conselho cientifico, médicos e profissionais da saúde. Para participar preencha o relatório técnico, disponível no link: https://goo.gl/X3WGDe

Caso tenha alguma dificuldade para preencher o formulário, disponibilizamos um passo a passo para auxiliar a sua participação. Confira abaixo:

A CONITEC recomendou inicialmente a não inclusão no SUS do Certolizumabe Pegol CIMZIA® para pacientes com artrite psoriásica com resposta inadequada a medicamentos modificadores do curso da doença. O que fortalece a necessidade da contribuição dos médicos, pacientes e associações de pacientes.  Participe, envie sua contribuição. 

Saiba o que diz o Relatório para a sociedade emitido pela CONITEC (SUS):

ReSoc64_CERTOLIZUMABE_PEGOL_artrite_psoriasica

Saiba o que diz o Relatório Científico emitido pela CONITEC (SUS):

RELATORIO_Certolizumabe_pegol_pegol_Artrite_Psoriatica_CP

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: