Um grupo de apoio oferece um local seguro onde você pode obter informações práticas, construtivas e úteis, entrar em um ou mais grupos pode ajudar a passar por algumas situações.
Se uma pessoa está enfrentando uma doença grave ou uma mudança de vida estressante, ou seja, passando por momentos difíceis na vida, não é necessário fazer isso sozinho.
Mas afinal, o que é um grupo de apoio?
Grupos de apoio reúnem pessoas que estão passando ou passaram por experiências semelhantes.
A pessoa que frequenta grupos de apoio terá o benefício do incentivo e aprenderá mais sobre como lidar com seus problemas por meio de experiências compartilhadas.
Ouvir outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes também pode fazer você se sentir menos sozinho em seus problemas.
Por exemplo, doenças terminais como câncer, condições médicas crônicas, dependência, depressão, luto, alcoolismo, pessoas que passaram por cirurgias gerais e outras condições.
Seja a própria pessoa que está passando por essas situações, ou algum membro da família.
Um grupo de apoio oferece a oportunidade para as pessoas compartilharem experiências e sentimentos pessoais, estratégias de enfrentamento daquela adversidade ou informações sobre novos tratamentos farmacoterapêuticos.
Para muitas pessoas, um grupo de apoio relacionado à saúde pode preencher uma lacuna entre o tratamento médico e a necessidade de apoio emocional.
Portanto, o grupo de apoio surge como um aliado aos tratamentos convencionais, pois não basta apenas o médico e uma equipe de saúde para tratar o paciente, ele também precisa da compreensão de outras pessoas e de se sentir acolhido.
Isso porque o relacionamento de uma pessoa com um médico ou outro profissional da saúde, assim como medicamentos ou um floral quântico para ansiedade não pode fornecer apoio emocional adequado.
Sem contar que a família e os amigos dessas pessoas na maior parte das vezes podem não entender o impacto de uma doença ou de um tratamento, muito menos o sentimento da pessoa que precisa passar por toda essa situação.
De forma geral, um grupo de apoio entre pessoas com experiências compartilhadas pode funcionar como uma ponte entre as necessidades médicas e emocionais.
O surgimento de um grupo de apoio
Os estudiosos de história acreditam que os grupos de apoio surgiram logo após a Segunda Guerra Mundial, porém, se consolidou com a criação da Associação Britânica de Diabetes e as associações de alcoólicos anônimos.
Os grupos de apoio surgiram devido a escassez de recursos para a saúde pública, a existência de alguns programas voltados a familiares e ex- dependentes e pela crescente tendência da sociedade em participar do setor da saúde.
Entretanto, acredita-se que a principal causa que impulsionou a criação dos grupos de apoio foi a necessidade de acolhimento de grupos específicos, que sofriam com isolamento social ou estigmatização.
Atualmente, os grupos de apoio podem ser oferecidos por vários tipos de associações e empresas, como igrejas, hospitais, clínicas, organizações comunitárias, projetos sociais de empresas privadas e associações sem fins lucrativos de vários tipos.
Podendo assim, encontrar grupos de apoio até mesmo em uma clínica de fisioterapia.
Os grupos de apoio também podem ser independentes de qualquer organização e administrados inteiramente por membros do grupo.
Formatos dos grupos de apoio
Os formatos dos grupos de apoio variam, podendo incluir reuniões presenciais ou onlines.
Um cidadão comum que compartilhou ou compartilha a experiência em comum do grupo pode liderar o grupo de apoio, mas o grupo também pode ser liderado por um facilitador profissional, como uma enfermeira, assistente social ou psicólogo.
Alguns grupos de apoio podem oferecer oportunidades educacionais, como um médico convidado, psicólogo, enfermeiro ou assistente social para falar sobre um tema relacionado às necessidades do grupo.
Grupos de apoio não são o mesmo que sessões de terapia em grupo. A terapia de grupo é um tipo específico de tratamento de saúde mental que reúne várias pessoas com condições semelhantes sob a orientação de um profissional de saúde mental licenciado.
Além disso, dificilmente grupos de apoio possuem profissionais especializados, como cardiologista para atletas.
Benefícios de participar de um grupo de apoio
Os benefícios de participar de um grupo de apoio podem incluir:
- Redução da solidão;
- Sentir-se menos julgado;
- Reduzir a angústia, depressão, ansiedade ou fadiga;
- Falar aberta e honestamente sobre seus sentimentos;
- Melhorar as habilidades para lidar com os desafios;
- Aumento da motivação;
- Aprender estratégias de enfrentamento de adversidades;
- Aumento da sensação de empoderamento, controle ou esperança;
- Melhorar a compreensão de uma doença;
- Obtendo feedback prático sobre as opções de tratamento;
- Aprender sobre saúde, recursos econômicos ou sociais.
A experiência comum entre os membros de um grupo de apoio geralmente significa que eles têm sentimentos, preocupações, problemas cotidianos, decisões de tratamento ou efeitos colaterais semelhantes.
À medida que a pessoa passa por circunstâncias desafiadoras, pode precisar aprender novas maneiras de lidar com isso.
Em um grupo de apoio, é possível aprender habilidades de enfrentamento de pessoas que obtiveram sucesso usando-as em primeira mão.
Além disso, é possível aprender dicas sobre meditação, escrita de diários ou coisas que não consideraria de outra forma.
Você também pode aprender novas maneiras de definir limites saudáveis para viver suas relações de maneira melhor.
Procure focar no autocuidado, pois os participantes do grupo de apoio podem oferecer ideias inovadoras sobre como cuidar de si mesmo, gerenciar o estresse, combater a fadiga e se sentir mental e fisicamente mais forte.
Além disso, estar perto de seus colegas membros do grupo de apoio pode ajudar a melhorar seu humor e senso de otimismo, dando-lhe as reservas emocionais para visualizar de forma realista um futuro melhor.
Inclusive, existem grupos de apoio para crianças. Portanto, é possível aliar isso com o tratamento pediátrico, a nutricionista infantil, o psicólogo, medicações e outros métodos de tratamento.
Grupos de apoio online
Com a crescente utilização das mídias sociais, surge a possibilidade da participação de grupos de apoio online, que também podem gerar diversos benefícios como:
- Participações mais frequentes nas reuniões;
- Horários e dias mais flexíveis;
- Sem necessidade de deslocamento;
- Oportunidades para pessoas que podem se deslocar;
- Maior grau de privacidade ou anonimato.
Enfim, os benefícios que grupos de apoio fornecem nesse formato são vários, basta escolher aquele que se adeque melhor a sua rotina e aos seus objetivos.
De forma geral, participar de um grupo oferece a oportunidade de estar com pessoas que provavelmente têm um propósito comum e que se entendem, como se fosse uma nova constelação familiar.
Como encontrar um grupo de apoio
Informações sobre grupos de apoio podem estar disponíveis com seu médico, clínica ou hospital que está acostumado a frequentar.
Assim como em sites dos Institutos Nacionais de Saúde para doenças e condições específicas.
Em organizações sem fins lucrativos que defendem condições médicas específicas ou mudanças na vida.
Dicas para aproveitar a vivência em um grupo de apoio
Ao ingressar em um novo grupo de apoio, as pessoas podem ficar nervosas ao compartilhar problemas pessoais com pessoas que não conhecem.
No início, essa prática é algo realmente difícil, portanto, você pode optar e se beneficiar simplesmente ouvindo os relatos das pessoas ali presentes.
Com o tempo, no entanto, contribuir com suas próprias ideias e experiências pode ajudá-lo a obter mais de um grupo de apoio.
Portanto, tente ir a um grupo de apoio por algumas semanas. Se não parecer adequado para você, considere um grupo de suporte diferente ou um formato de grupo de suporte diferente.
Além disso, nas reuniões dos grupos existem pequenos coffeebreakers nas pausas, com pães, biscoitos, alguma comida pronta entrega ou apenas café, se o local for mais humilde.
Lembre-se de que um grupo de apoio não substitui os cuidados médicos regulares. Informe ao seu médico que você está participando de um grupo de apoio.
Se você acha que um grupo de apoio não é apropriado para você, mas precisa de ajuda para lidar com sua condição ou situação, converse com seu médico sobre aconselhamento ou outros tipos de terapia.
Aliás, é possível aliar o acompanhamento com uma psicóloga e com o grupo de apoio, pois são vivências diferentes.
Conclusão
Tratar de doenças crônicas, raras, dependência química, depressão, entre várias outras comorbidade é uma tarefa muito difícil que gera muito estresse.
Além disso, não só o paciente que sofre, mas a família também entra nesse processo de cura.
Para viver bem não basta ir ao médico, ser acompanhada por uma equipe de saúde, se vestir bem e utilizar cosmeticos profissionais. É também necessário se sentir pertencente a algo.
Portanto, os grupos de apoio são uma ótima opção para quem precisa de acolhimento e compreensão, além de fornecer informações úteis sobre como passar por esse momento difícil, a partir das experiências compartilhadas pelos participantes.
Grupos de apoio são essenciais para aumentar a motivação e manter a esperança das pessoas. Os seres humanos são sociais e devem se manter unidos nos momentos de dificuldade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.