Para lembrar o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (Crohn e Colite) comemorado anualmente no dia 19 de maio, centenas de pessoas participaram no último domingo (22) de uma caminhada que, além de conscientizar a população sobre a importância em se conhecer e detectar os sintomas das doenças, simbolizou o “Maio Roxo”, iniciativa da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD).
A atividade, organizada pelo grupo voluntário “G-Crohn – Cada Dia Uma Nova Luta”, teve início às 9h e partiu da Praça XV com direção ao Pavilhão das Artes. De acordo com os organizadores, cerca de 150 camisetas foram distribuídas aos participantes. A Guarda Civil Municipal acompanhou toda a caminhada.
Além dos organizadores, o evento contou com a participação de representantes da OncoItu, clínica especializada no tratamento de Crohn e Colite e também do Instituto Lubeck, empresas que apoiaram a atividade.
“É muito importante que a população conheça essas doenças, que tenha acesso às informações necessárias para tratá-las, que não as confunda com outros males que podem agravar ainda mais a situação de um paciente de Crohn ou Colite”, ressaltou o médico Renato Gandolfi que atende no Hospital São Camilo e é um dos poucos profissionais especializados no tratamento de doenças inflamatórias dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Primeira Feira
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.