O Ministério da Saúde divulgou levantamento com a quantidade de casos de Chikungunya em todo o Brasil até o final de novembro. Ao todo, quase 260 mil pessoas foram infectadas pela doença no país. A Bahia é o estado com maior número de casos: mais de 50 mil e 200 em 2016. No ano passado, o número de casos de Chikungunya não chegou a 32 mil. O salto na quantidade preocupa e uma possível epidemia de Chikungunya para 2017 pode trazer impactos sociais muito fortes. De acordo com o vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Oswaldo Cruz, José Cerbino, quando a doença avança para o estado crônico, os sintomas podem durar meses, afastando o paciente da rotina normal. José Cerbino detalha quais são os sintomas da Chikungunya.
“A principal característica da Chikungunya é a dor articular, dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana, que quer dizer “andar recurvado”. É uma doença que também dá febre, também pode dar manchas pelo corpo e tem como principal característica a dor e o inchaço nas juntas.”
O Nordeste foi a região do Brasil com a maior quantidade de casos, mais de 226 mil. O responsável pela transmissão da Chikungunya é o mesmo mosquito que também passa a Dengue e o Zika. O papel da população é fundamental para impedir uma epidemia. Com cuidados constantes em casa é possível reduzir muito a proliferação do mosquito e é essa a melhor maneira de se prevenir das três doenças, como explica o ministro da saúde, Ricardo Barros.
“Nós queremos evitar a multiplicação do mosquito que é o vetor da transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. Então, se nós temos menos mosquitos, nós teremos menos pacientes com Dengue, Zika e Chikungunya.”
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, foram registrados mais de um milhão e 400 casos suspeitos de Dengue e mais de 210 mil do Zika, em 2016. Para mais informações sobre os cuidados e as doenças acesse: saude.gov.br/combateaedes.
Fonte: http://www.radioriovermelho.com.br/site/noticia.php?id=16463
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.