Uma campanha nas redes sociais busca doadores doadores de sangue do tipo AB positivo para a pequena Camila Ferraz Leite Paiva, de 9 anos, que está internada no Hospital Hap Vida Maceió, devido a episódios de hemorragias oriundos da doença chamada Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI).
De acordo com a publicação feita na página pessoal da mãe da criança, Anna Helena Ferraz, Camila estaria com apenas 8 mil plaquetas, quando o número deve estar acima dos 150 mil. Com o risco iminente de novos sangramentos, ela necessita com urgência de novas transfusões.
Quem tiver interesse em doar sangue para Camila deve procurar a unidade do laboratório Hemopac no bairro do Farol, próximo à Praça Centenário, em Maceió. O laboratório também recebe doações de tipo sanguíneo diferente do de Camila, pois, a unidade pode trocá-lo por outras tipagens em bancos de sangue da capital.
A Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI) é uma doença sanguínea caracterizada pela trombocitopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue). Como a maioria dos casos parece estar relacionada ao aparecimento de auto-anticorpos contra as plaquetas, ela também é conhecida como Trombocitopenia Autoimune.
Muitos dos casos são assintomáticos, apesar de a baixa contagem de plaquetas estar associada ao surgimento de púrpura, manifestação que envolve o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O quadro clínico, em geral, é de instalação abrupta. Trata-se de uma doença benigna, mas que pode causar a morte do paciente.
Fonte: Gazeta Web
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.