Brasília sedia, entre os dias 29 e 30 de junho, o maior evento brasileiro sobre medicamentos biossimilares. A sétima edição do Fórum Brasileiro de Biossimilares contará com a participação de mais de 500 profissionais da saúde do Brasil e de fora, entre pesquisadores, membros do governo, representantes de associações de apoio a pacientes, da indústria farmacêutica e de agências regulatórias do Brasil e da América Latina.
A produção e comercialização dos medicamentos biossimilares são relativamente recente e geram discussões educacionais, regulatórias, científicas e também de mercado. O tema do Fórum neste ano é “Dados Clínicos e de Segurança de Novos Biossimilares na América Latina”.
O que são os medicamentos biossimilares?
Originários de uma natureza química de elevada complexidade, os biossimilares são produzidos a partir de células vivas, como bactérias, fungos ou células de mamíferos. A produção exige uma série de avaliações de segurança e eficácia.
São indicados para reposição de proteínas, como certos hormônios, como insulina e de crescimento. Também podem ter a função de bloquear ações de outras células e/ou proteínas envolvidas na causa de algumas doenças de origem imunológica, como câncer, lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla, entre outras.
Cenário Brasileiro
Assim como os biológicos, os medicamentos biossimilares são relativamente novos para a população brasileira, o que justifica a abordagem a respeito do tema com novas informações e debates em âmbito global.
Um dos grandes fatores sobre a produção de medicamentos biossimilares é o acesso que eles trazem a um número cada vez maior de pacientes com diferentes opções de tratamento.
O Brasil aprovou uma regulamentação específica para os biossimilares em 2010, visando garantir sua eficácia e segurança. No entanto, a maioria dos países da América Latina ainda está formulando sua regulação para esta categoria de produtos.
Serviço
6º Fórum Latino Americano – FLAB 2016/ 7º Fórum Brasileiro de Biossimilares
Data: de 29 a 30 de junho
Local: Royal Tulip Brasília Alvorada
SHTN, Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C
70800-200, Brasília – DF
Mais informações: http://www.biossimilares2016.com.br/taxas.asp
Fonte: Jornal Alô Brasilia
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.