Artrite Reumatoide é uma doença democrática que não escolhe, idade, sexo ou classe social, com grande impacto social, econômico e psicológico, a doença chega sem pedir licença na vida de pessoas com predisposição genética, assim foi com a atriz Betty Faria, que neste domingo falou ao Programa com Bia no Canal GNT sobre a sua longa jornada contra a artrite reumatoide.
“O budismo tem uma coisa assim: dos quatro sofrimentos da vida ninguém escapa. Nascimento, doença, velhice e morte. Então, eu tenho uma doença que não tem cura, que é artrite reumatoide, autoimune. Mas que sacanagem o corpo fez. Se é autoimune, o corpo fez. Se o corpo fez, como é que não desfaz? Ainda não descobriram”, desabafou, Betty Faria, atriz, 75 anos.
O efeitos colaterais da cortisona, assim como as doenças reumáticas, podem acontecer em qualquer pessoa e com Betty Faria não foi diferente,“cortisona, fica a cara do sapo cururu”, disse Betty Faria ao ser pergunta sobre drogas, nós pacientes podemos afirmar que a cortisona é realmente uma grande droga querida e odiada na trajetória de todo paciente com doença reumática.
Ainda em 2012, pela primeira vez Betty Faria declarou convivência com Polimialgia Reumática, sofria dores fortíssimas pelo corpo e estava em uso de cortisona. Na ocasião afirmou que: “após a doença uma coisa mudou tive vontade de contar e repartir minhas tristezas, decepções e até doença”.
Existe uma teoria que diz:“câncer é a doença do desespero
e a artrite, a raiva silenciada”, afirmou o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung. O impacto das emoções sobre a ativação de uma doença autoimune, é bastante comentado na literatura médica, mas, a evidência de vida dos pacientes com doenças autoimune, afirma que o estado emocional pode ser um gatilho para desenvolver a doença ou ativar a atividade inflamatória da artrite reumatoide, com Betty Faria não foi diferente em entrevista ao site “Purepeople“, Betty relacionou o problema de saúde com o fim de seu contrato com a Globo.
“Quanto a causa, eu não sou médica, mas acredito que uma doença como esta, onde o corpo que produz, é porque houve uma tristeza muito grande que ficou ali guardada. E quando eu tive o meu contrato finalizado com a Globo em 2001, depois de 30 anos de casa, eu fiquei muito abalada. Nunca comentei com ninguém. Não queria que as pessoas soubessem. Acredito que uma coisa está relacionada com a outra, até porque, tristeza afeta a saúde e afetou a minha”, diz ela.
Impacto da artrite reumatoide sobre a empregabilidade
Um a em cada 3 pessoas com artrite reumatoide afirmam que a Artrite Reumatoide interfere nas relações de trabalho, dados revelados através da Pesquisa, “Não ignore sua dor: pode ser artrite reumatoide” realizada pelo Instituto Ipsos, que demonstrou ainda que após a Artrite Reumatoide 17% dos pacientes com artrite reumatoide pediram demissão; 16% mudaram de trabalho e 14% se aposentaram o estudo foi realizado em 13 países, incluindo o Brasil. Dados como esse e relatos como o da atriz Betty Faria fortalece a situação precária de empregabilidade da pessoa com artrites e outras doenças reumáticas no Brasil.
Betty Faria enfrentou uma década de depressão, no período em que seu joelho teve problemas e precisou passar por cirurgia, viveu momentos de reclusão “Por causa dos meus joelhos, me isolei muito. Não tinha vontade de ligar para os amigos, convidar para me visitarem em casa. Vamos conversar o quê”, declarou em entrevista a Revista Contigo, em agosto deste ano.
No momento em que comemorava 50 anos de carreira, após ser submetida a duas infiltrações articulares nos joelhos, comemorou com a realização de uma cirurgia nos dois joelhos. O primeiro joelho ela operou em outubro de 2015 e a última cirurgia em fevereiro de 2016. “Precisei fazer infiltração, sofri tanto, que prefiro parir mais um filho a ter de me submeter à infiltração novamente.” declarou.
Confira abaixo a entrevista concedida a Revista Contigo:
Betty Faria nossos seguidores te apoiam e agradecemos seu empenho em trazer a artrite reumatoide para a pauta da mídia, anualmente milhares de brasileiros são diagnosticados com artrite reumatoide. #ForçaBettyFaria #JuntosPodemos diminuir o preconceito e ampliar o acesso ao tratamento das artrite e doenças reumáticas no Brasil.
Fonte:
http://contigo.uol.com.br/noticias/exclusivas/betty-faria-comemora-50-anos-de-carreira-em-grande-estilo.phtml#.WAYzw5MrKPQ
http://www.purepeople.com.br/noticia/betty-faria-relaciona-doenca-a-demissao-na-globo-tristeza-afetou-minha-saude_a140388/1
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.