Após reunião do Conselho Monetário Nacional nesta quinta-feira, o Banco Central (BC) regulamentou medida para estimular os bancos a terem linhas de crédito específicas para pessoas portadoras de deficiência. Com os recursos, que poderão atingir R$ 30 mil por pessoa, o beneficiário poderá comprar equipamentos como cadeiras de rodas.
A lista dos produtos, no entanto, depende de portaria que será divulgada pelos ministérios da Fazenda e Ciência e Tecnologia, além da Secretaria de Direitos Humanos.
O rol poderá conter até carros adaptados para portadores de deficiência. Para ter acesso ao benefício, o candidato deverá comprovar renda igual ou inferior a dez salários mínimos (R$ 6.220). A taxa de juros mensal não poderá ser maior que 2%. Para os bancos, os recursos destinados para a linha de crédito seguirão as mesmas normas atualmente aplicadas para outros tipos de empréstimos.
As instituições financeiras devem destinar até 2% de todos os depósitos à vista para essa modalidade de financiamento.
Caminhando para um Brasil Sem Limites. Excelente Iniciativa!!
Porem, acredito sera necessario intensa fiscalizacao, pois sabemos que infelizmente, existem pessoas (familiares por ex:), que exploram dos Direitos das Pessoas com Deficiencia, usando de seus direitos, sem beneficiar ou prestar assistencia de cuidados basicos.
Vamos aguardar a portaria de criterios!!
Fonte: – TerraPara acessá-lo, clique no link a seguir:http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201201261936_TRR_80776341
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Minha filha tem 7 anos ela tem artrite reumatica juvenil ela tem direito moro em bemposta cidade de tres rios estado do rj
Sim, acredito que sim, vc terá que ter comprovantes medicos para justificar a utilização + terão avaliação de credito..
Minha filha tem 7anos e tem artrite edopatica juvenil ela tem direido eu morro em bemposta cidade de tres rios estado do rj
Ótima noticia, tudo que possa amenizar o sofrimento dessas pessoas será sempre bem vindo, tomara que não esbarre na "BURROCRACIA"
Excelente noticia principalmente para quem precisa adquirir novos equipamentos, mas o ideal seria o governo isentar impostos coo fizeram com linha branca e outros.
Afinal quando vamos a uma dessas lojas que vendem materiais ortopédicos pagamos
preços absurdos.Estes produtos para nós deficientes não são luxos e sim uma necessidade, que nos permite o direito de ir e vir
Verdade, José Marcos.
Tudo que é equipamento e tecnologia para PcD, tem preço de artigo de luxo, como se querer igualdade de acesso e vida fosse algo dispensável e por vaidade…
É muito bom esta Lei, mas é para todos os tipos de deficiência, por exemplo tenho somente as mãos atrofiadas.
Aguardo resposta
Beijos
Olá, Rosana.
Vc tem AR? se tiver, o direito é garantido, pois pessoas com artrite reumatoide são consideradas pessoas com necessidades especiais por mobilidade reduzida.
Bjão!!