Bactérias da boca podem causar inflamações e evoluir para um infarto

A má escovação dos dentes leva ao acúmulo de bactérias nos dentes, causando mau hálito, placa bacteriana, tártaro e inflamação na gengiva. Essa inflamação também oferece riscos ao coração. O problema bucal pode acarretar endocardite bacteriana, que é uma inflamação que afeta as válvulas e o tecido que reveste o coração (endocárdio), e evoluir para um infarto.

Isso ocorre quando a bactéria que está na cavidade bucal cai na corrente sanguínea pela ferida da gengiva ou periodontite. O corpo estranho chega ao coração e se instala em uma válvula que já tem problema. Assim, pode acontecer a endocardite.

A doença se desenvolve porque as bactérias da inflamação da gengiva – levadas ao coração por meio da circulação sanguínea – pode produzir proteínas que ativam a destruição do endocárdio e estimulam a formação de placas de gordura na coronária. Portanto diminui o calibre dos vasos e reduz o fluxo sanguíneo. Todos esses fatos podem causar doenças coronárias e levar ao infarto.

Neste caso, o principal sintoma bucal a ser observado para prevenir esses problemas cardíacos é o sangramento gengival. Uma gengiva saudável não sangra.

Fonte: Correio de Uberlândia 

Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: