quarta-feira, dezembro 17, 2025
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Doenças Reumáticas

Avanços no SUS: passos concretos para ampliar o acesso a Centros de Terapia Assistida em todo o país

Ministério da Saúde e entidades reafirmam esforços pela ampliação dos Centros de Terapia Assistida (CTA) no SUS

por Priscila Torres
01/11/2025
em Doenças Reumáticas, Nossos Direitos, Notícias, Participação Social, ReumaBlogs
Avanços no SUS: passos concretos para ampliar o acesso a Centros de Terapia Assistida em todo o país

Em uma audiência técnica realizada na sede do Ministério da Saúde, nesta terça-feira (28), representantes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS), da BioRed Brasil e da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), e demais sociedades médicas de especialidades favoráveis à ampliação dos Centros de Terapia Assistida (CTA) no Sistema Único de Saúde (SUS),  participaram do encontro. 

Outra pauta foi a Resolução nº 777/2024 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) sobre a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Reumáticas no SUS. O encontro representou um marco de diálogo interinstitucional voltado à ampliação do acesso às terapias injetáveis e infusões para pacientes com doenças imunomediadas e raras em todo o território nacional.

O debate contou com a presença do Secretário da (SAES/MS), Mozart Sales, do Diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET/MS), Dr. Arthur Lobato Barreto Mello, do Coordenador-Geral de Doenças Raras (SAES/MS), Natan Monsores, e representantes da sociedade civil e da comunidade médica, como a conselheira nacional de saúde e integrante da BioRed Brasil, Priscila Torres; integrantes do comitê diretivo da BioRed Brasil, Alessandra Souza e Ana Lúcia Paduello e o coordenador de Políticas Públicas da SBR, Dr. André Hayata.

Contexto da Audiência

A reunião foi motivada pela Recomendação nº 20/2024 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que propõe a criação de uma rede nacional de Centros de Terapia Assistida no SUS. O objetivo é garantir que pacientes que recebem medicamentos injetáveis do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) tenham acesso a locais adequados para aplicação. Atualmente, mais de 55% desses pacientes não têm onde realizar suas infusões na rede pública, o que compromete a efetividade do tratamento e aprofunda desigualdades regionais.

As entidades reforçaram também a necessidade de implementar a Resolução nº 777/2024 do CNS sobre a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Reumáticas, em consonância com o programa “Agora Tem Especialista”, e de reativar a Câmara Técnica de Reumatologia, inativa há vários anos, mas considerada estratégica para o fortalecimento da assistência especializada.

Principais posicionamentos das partes

Priscila Torres (BioRed Brasil)
Em sua intervenção, Priscila destacou o impacto financeiro e emocional sobre pacientes que precisam custear do próprio bolso aplicações de medicamentos fornecidos gratuitamente pelo SUS. “O SUS entrega o medicamento, mas sem um local para aplicação, o tratamento fica incompleto. Essa é uma urgência social e sanitária”, afirmou. Ela ainda ressaltou que essa lacuna provoca judicialização e endividamento familiar e defendeu o papel do controle social na construção de políticas equitativas e sustentáveis.

Dr. André Hayata (Sociedade Brasileira de Reumatologia)
Apresentou os fundamentos técnicos da Política Nacional de Atenção Integral às Doenças Reumáticas, elaborada pelo Conselho Nacional de Saúde. “Reativar a Câmara Técnica é essencial para organizar a linha de cuidado, capacitar profissionais e garantir continuidade assistencial”, declarou. Hayata reforçou a importância de matriciar a Atenção Primária, aproximando especialistas das equipes de base do SUS.

Natan Monsores (Coordenação de Doenças Raras – SAES/MS)
Relatou que o Departamento de Doenças Raras já articula um Grupo de Trabalho Intersetorial com o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTICS/MS)) para estruturar os futuros Centros de Terapia Assistida. “Estamos desenhando um modelo com critérios de qualidade, segurança e financiamento, que envolva também as instâncias tripartites — CONASS, CONASEMS e o CNS”, explicou Monsores.

Dr. Arthur Mello (Diretor do DAET/MS)
O diretor destacou que a criação das Câmaras Técnicas (CTAs) exige integração entre secretarias e planejamento sustentável. “Não é apenas criar centros, é garantir sustentabilidade e segurança assistencial. Precisamos discutir protocolos, infraestrutura e o papel das secretarias estaduais e municipais.”
Arthur Mello também propôs a realização de um Workshop Nacional de dois dias, reunindo especialistas, gestores e representantes da sociedade civil para construir uma proposta estruturada e regionalizada de implementação até 2026.

Dr. Mozart Sales (Secretário de Atenção Especializada à Saúde)
Em uma fala sensível e comprometida, o secretário reconheceu a urgência da pauta e demonstrou empatia com os pacientes, lembrando inclusive de sua vivência pessoal como pai de uma paciente com artrite psoriática. “Essa pauta é justa, sensível e necessária. Temos 15 mil pessoas que perderam o acesso a terapias subcutâneas e agora não têm centros disponíveis para infusão. Isso não é aceitável. O Ministério está comprometido em avançar”, declarou.
Sales garantiu que a SAES/MS vai ampliar o diálogo com outras áreas técnicas do Ministério da Saúde, bem como com os conselhos de secretários estaduais e municipais de saúde, para encontrar soluções conjuntas.

Encaminhamentos Finais

✅ Criação um Grupo de Trabalho Nacional (GT)
Para estruturar o modelo dos Centros de Terapia Assistida (CTA) no SUS, com ampla participação das secretarias do Ministério da Saúde, gestores e controle social.

✅ Workshop Nacional até novembro de 2025
Reunião com gestores, especialistas e pacientes para definir o plano de implantação dos CTA até 2026✅

✅Reativação da Câmara Técnica de Reumatologia
Espaço para discutir e fortalecer a implementação da Resolução nº 777/2024 do Conselho Nacional de Saúde sobre a Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Reumáticas no SUS.

✅ Articulação com CONASS e CONASEMS

Para garantir financiamento, ressarcimento e integração público-privada, para ampliar o acesso a serviços de terapia assistida no SUS.

✅ Criação de Nota Técnica e Portaria Ministerial
Para definir regras e padrões de qualidade e segurança dos serviços de infusão no SUS.

O secretário Mozart Sales reforçou que a pauta é urgente e necessária e que a SAES/MS está comprometida em avançar com todas as instâncias do Ministério da Saúde para tornar os Centros de Terapia Assistida uma realidade em todo o país.

BioRed Brasil, Sociedade Civil e Sociedades Médicas de Especilaidades Unidas por um SUS mais justo, humano e acessível!

 

Priscila Torres

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Descubra mais sobre Artrite Reumatóide

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Postagem anterior

Atenção pacientes com doença renal crônica (DRC): A Conitec abre consulta pública nº 81 para incorporar o finerenona no tratamento

Próxima postagem

Conitec abre Consulta Pública nº 84 para atualização do PCDT da Doença de Crohn

Relacionado Postagens

Lemborexante: como funciona o novo remédio para insônia aprovado pela Anvisa

Lemborexante: como funciona o novo remédio para insônia aprovado pela Anvisa

por Priscila Torres
17/12/2025

Uma nova alternativa para lidar com as noites em claro vai chegar em breve ao Brasil. A Agência Nacional de...

Osteoporose: cresce o número de casos entre os homens; entenda o motivo

Osteoporose: cresce o número de casos entre os homens; entenda o motivo

por Priscila Torres
17/12/2025

Ronald Klein estava andando de bicicleta pelo seu bairro em North Wales, Pensilvânia, em 2006, quando tentou subir um meio-fio....

Centro de Referência participa de anúncio de novo medicamento no SUS para crianças com hemofilia

Centro de Referência participa de anúncio de novo medicamento no SUS para crianças com hemofilia

por Priscila Torres
16/12/2025

O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme (CERPDF/Hemoba) participou, nesta sexta-feira (24), da cerimônia virtual promovida pelo...

Poluição atmosférica pode comprometer benefícios para a saúde do exercício físico, indica estudo

Poluição atmosférica pode comprometer benefícios para a saúde do exercício físico, indica estudo

por Priscila Torres
16/12/2025

Quem faz exercício com frequência tem, em geral, menor risco de morte. Mas a exposição a níveis elevados de poluição...

Mamografia pelo SUS a mulheres a partir dos 40 anos segue para sanção

Mamografia pelo SUS a mulheres a partir dos 40 anos segue para sanção

por Priscila Torres
15/12/2025

O Projeto de Lei (PL) 499/2025, do senador Plínio Valério (PSDB-AM) e relatado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), segue agora para...

A mente cansada do fim de ano: como driblar o esgotamento mental antes das festas

A mente cansada do fim de ano: como driblar o esgotamento mental antes das festas

por Priscila Torres
15/12/2025

Com a aproximação do Natal e do Ano Novo, muitas pessoas não sentem apenas empolgação – sentem pressão, ansiedade e...

Próxima postagem
Conitec abre Consulta Pública nº 84 para atualização do PCDT da Doença de Crohn

Conitec abre Consulta Pública nº 84 para atualização do PCDT da Doença de Crohn

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Investidores Sociais

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 74mil outros assinantes

Blog oficial das ONGs

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco