terça-feira, julho 8, 2025
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Automedicação: a falsa e perigosa solução para os problemas de saúde

Hábito de 77% dos brasileiros pode mascarar doenças, agravá-las e até levar à morte

por Priscila Torres
29/05/2022
em Notícias, Tratamentos
Cinco sinais da Doença de Crohn para você monitorar

Se a dor de cabeça não passa, procure um analgésico. Se a garganta “começou a arranhar”, aquele anti-inflamatório de sempre vai resolver o problema. E se o nariz insiste em escorrer, tome um antigripal e continue com os compromissos do dia. Provavelmente, esses remédios estão na bolsa que você carrega até o trabalho ou em alguma gaveta da sua casa, mas caso não os encontre, será fácil comprá-los na farmácia mais próxima, e sem receita médica. 

A automedicação é um hábito para 77% dos brasileiros, conforme revelou uma pesquisa do Conselho Federal de Farmácia (CFF) no ano de 2019. Entre os entrevistados, 47% disseram se automedicar pelo menos uma vez por mês, e 25% afirmaram que o fazem todo dia ou semanalmente. 

Diante das “dores do dia a dia”, essa solução que se apresenta mais prática do que a ida ao médico é, na verdade, perigosa, haja vista que cerca de 30 mil casos de internação são registrados por ano no Brasil em decorrência de intoxicação pelo uso de medicamentos, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, e aproximadamente 20 mil mortes são registradas por ano por causa da automedicação, conforme um levantamento da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas. 

No Brasil, por iniciativa do Conselho Federal de Farmácia, em 5 de maio é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, a fim de alertar sobre os riscos à saúde causados pela automedicação. 

Efeitos Nocivos 

Reações alérgicas, insuficiência hepática e renal, sangramentos gastrointestinais, interações medicamentosas (quando um remédio interfere no efeito do outro), intoxicações, dependências, agravamento das doenças e até morte são algumas das consequências da automedicação, conforme alerta a médica Amelie Falconi, especialista em Tratamento da Dor pela Associação Médica Brasileira (AMB) e professora de Medicina da Dor no Singular Cursos e na Pós-graduação de Intervenção em Dor do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein de São Paulo. 

Em entrevista ao O SÃO PAULO, Amelie avalia que algo que ajuda a explicar a grande quantidade de pessoas que se automedicam é o desconhecimento dos perigos de tal hábito. “O paracetamol, por exemplo, em altas doses, pode causar uma sobrecarga hepática; o omeprazol, que muitas vezes as pessoas tomam por conta própria para melhorar a dor no estômago, pode levar a prejuízos na absorção de vitaminas”, comenta. 

“Existe também um tipo de dor de cabeça, que nós chamamos de cefaleia, por abuso de uso de analgésico, que ocorre quando as pessoas se automedicam. Aquela dor de cabeça inicial se transforma nesse quadro e se torna muito mais desafiadora de tratar”, alerta. 

A especialista lembra, ainda, que todo medicamento possui um princípio ativo, e este pode interferir na ação de outros remédios que a pessoa use regularmente em razão de doenças como a diabetes e a hipertensão arterial, levando ao descontrole no tratamento dessas enfermidades. 

O mesmo cuidado vale para o uso de fitoterápicos, que são os medicamentos feitos a partir de derivados vegetais e cujos efeitos terapêuticos são conhecidos. “Os fitoterápicos têm princípios ativos que vão desencadear alguma reação no organismo. É muito frequente, porém, que as pessoas pensem que, por ser um remédio natural, elas não precisam de orientação médica”, observa. 

Investigar as Causas da Dor 

Outro aspecto negativo da automedicação é que, como o medicamento irá sanar um sintoma permanente ou os incômodos pontuais, muitas pessoas deixam de procurar as razões de uma dor. “Esse sintoma, a dor, pode ser o sinal de alerta de alguma outra doença que poderia ter um tratamento muito mais efetivo do que o uso do medicamento”, ressalta a médica. “Se você tem sempre uma mesma dor que vai e volta, é preciso que seja investigada, pois é um sinal de alerta para que se busque o porquê de senti-la. Assim, é preciso que se avalie algo em relação a seu estilo de vida, à necessidade de algum fortalecimento específico ou um ajuste de sono”, destaca. “Tratamento de dor não é simplesmente tomar remédio: envolve o estilo de vida. Sedentarismo, por exemplo, é um fator de risco muito grande para dor crônica, além do estresse, e tudo isso precisa ser ajustado”, afirma.

Amelie Falconi lembra, ainda, que a automedicação frequente pode acabar escondendo condições clínicas severas, entre elas a dor crônica, que, sem a orientação médica e o tratamento adequado, tende a se agravar. 

Automedicação: a falsa e perigosa solução para os problemas de saúde
Médica Amelie Falconi

Sinal de Alerta 

A médica comenta, também, sobre a realidade da hipocondria, transtorno mental que leva a pessoa a se automedicar por acreditar que está doente, mesmo sem apresentar sintomas ou sinais claros. Há especial risco quando o consumo da medicação ocorre em dosagem cada vez maior ou se faz uma associação de remédios sem saber precisamente quais substâncias existem em cada um deles. 

“Se a pessoa está se medicando para o mesmo problema e não procura um médico, isso já é um sinal de alerta, pois quem está tomando remédio é porque sente alguma coisa, e isso precisa ser investigado. É muito frequente outras pessoas banalizarem a dor e os sintomas, ainda que leves, que parentes e colegas digam estar sentindo, mas o ideal é sempre orientá-los a procurar um médico”, explica. 

Informação e Maior Controle na Venda 

Diante da cultura da automedicação no Brasil, Amelie Falconi acredita que dar a devida informação sobre os medicamentos e controlar a maneira com que são comercializados é fundamental. 

“Uma linda propaganda de um remédio não vai livrar alguém das dores, e somente no final aparece rapidamente o aviso ‘em caso de persistência dos sintomas, procure seu médico’. Essa mensagem precisaria ser feita de maneira muito mais enfática”, opina. 

“Outra coisa necessária, principalmente diante do uso de anti-inflamatórios, é que a compra só ocorresse com receita controlada, como se faz com os antibióticos. Os anti-inflamatórios são os campeões de venda para automedicação e causam muitos efeitos colaterais, como problemas renais, exacerbação de doenças cardíacas e sangramento gastrointestinal”, conclui.

OS EFEITOS DANOSOS DA AUTOMEDICAÇÃO
– Atraso no diagnóstico correto de uma doença;
– Agravamento do problema de saúde ao longo do tempo;
– Alguns medicamentos podem provocar dependência;
– Interações medicamentosas: um medicamento pode anular ou potencializar o efeito de outro;
– Reações alérgicas que podem variar de leves e moderadas a graves;
– Intoxicações, que podem, inclusive, ser letais.

Fonte: O São Paulo.

Print Friendly, PDF & Email
Postagem anterior

Conheça as cinco principais doenças decorrentes da hipertensão arterial

Próxima postagem

Hipertensão pode lesionar os rins

Relacionado Postagens

Escoliose: descubra os tipos e causas dessa doença que afeta a coluna

Escoliose: descubra os tipos e causas dessa doença que afeta a coluna

por Priscila Torres
03/07/2025

A escoliose é uma doença que afeta a coluna vertebral alterando o seu alinhamento natural. A patologia provoca um desvio...

Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo.

Mercado farmacêutico brasileiro é o 4º mais competitivo.

por Priscila Torres
01/07/2025

O mercado farmacêutico brasileiro é um dos mais competitivos da América Latina, conforme aponta uma pesquisa da consultoria de BI Pugatch Concilium. Segundo o...

Em reunião da CIT foi pactuada a inclusão na Rename do Nirsevimabe e o financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica

Em reunião da CIT foi pactuada a inclusão na Rename do Nirsevimabe e o financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica

por Priscila Torres
30/06/2025

No dia 29 de maio, a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) realizou sua 5ª Reunião Ordinária. Durante o encontro, foi pactuada...

Artrose e Ácido Hialurônico: evidência científica questiona uso indiscriminado

Artrose e Ácido Hialurônico: evidência científica questiona uso indiscriminado

por Priscila Torres
27/06/2025

A osteoartrite, popularmente conhecida como artrose, é a principal causa de dor articular e limitação física em todo o mundo,...

Estudo de Harvard aponta riscos de cegueira associados ao uso do Ozempic

Estudo de Harvard aponta riscos de cegueira associados ao uso do Ozempic

por Priscila Torres
27/06/2025

Um estudo conduzido por pesquisadores da Harvard Medical School, por meio do hospital especializado Mass Eye and Ear, revelou em...

Os riscos do diabetes durante a gestação.

Os riscos do diabetes durante a gestação.

por Priscila Torres
26/06/2025

O diabetes gestacional, condição em que os níveis de açúcar no sangue (glicose) aumentam durante a gravidez, pode trazer sérios...

Próxima postagem
Hipertensão pode lesionar os rins

Hipertensão pode lesionar os rins

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Blog oficial das ONGs

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Acessar
  • Apoio
  • ArtriteGuia
  • Blogs do usuário
  • Cadastro
  • Cadastro
  • Carrinho
  • Carrinho
  • Chat Room
  • Colaboradores no BlogAR
  • Contato
  • Conte a sua história
    • Sobre Mim
  • EncontrAR
    • Objetivo do EncontrAR
  • Entrevistas
  • Enviar nova postagem no blog
  • Esqueci minha senha
  • Finalização de compra
  • Finalizar compra
  • Grupo de usuários padrão
  • Home 1
  • Home 1
  • Home 2
  • Loja
  • Meu perfil
  • Minha conta
  • Minha vida com AR
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Onde encontrar Centros de Terapia Assistida no SUS
  • Pesquisar usuários
  • Política de Privacidade
  • Todos os grupos

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco