Notícias

Atividades físicas em família vão além dos cuidados com a saúde

Com uma rotina cheia de tarefas e pouco tempo para se exercitar e obter momentos de lazer, muitos pais e mães acabam deixando de lado a prática de atividade física e os períodos de diversão. Porém, enxergar a saúde como algo compartilhado e não como um atributo individual, pode ser o melhor caminho para otimizar e aproveitar o tempo curto em família.

“A prática de esportes e atividades da mente em conjunto beneficia e motiva, de forma singular, a cada membro da família. Sabemos que, quando fazemos exercícios, o corpo libera serotonina e outros hormônios de prazer, como endorfina e dopamina, modulando o humor.

Essa sensação trará boas experiências de diversão, além de fortalecer os laços afetivos, pois um motivará ao outro”, explica Karina Picciolli. Ela é presidente do Imelc – Instituto Movimento ao Esporte Lazer e Cultura, responsável pelo projeto Rua da Gente, que, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, leva atividades de esporte e lazer aos quatros cantos da cidade.

É comprovado que, a saúde das crianças é afetada pelos hábitos mais simples da rotina familiar. A falta de atividades e exercícios leva, por exemplo, ao sobrepeso e casos de depressão. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 13% dos meninos e 10% das meninas entre 5 e 19 anos sofrem com obesidade ou sobrepeso no Brasil. Já segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) é possível concluir que 180 milhões de crianças e adolescentes podem estar enfrentando a depressão em todo o mundo.

“Mais que exemplos para as crianças e cuidados com a saúde física e mental, pais que se divertem e se exercitam com seus filhos estão contribuindo para a união da família, interagindo e trocando cumplicidade, confiança e parceria”, complementa Karina Picciolli.

Integração em espaços públicos

Foi pensando em proporcionar a integração familiar, o direito de brincar e praticar atividades que trabalhem o corpo e a mente com novas modalidades de esporte e lazer que a Prefeitura de São Paulo lançou o Programa Rua da Gente, organizado pelo Imelc.

O objetivo da ação é levar diversas atividades gratuitas para os quatro cantos da cidade de São Paulo, ocupando espaços públicos sempre aos sábados e domingos, com equipamentos e profissionais para oficinas, gincanas, artes marciais, meditação, danças, alongamento, jogos e muito mais.

“Esperamos trazer, de fato, um pouco mais de oportunidade para a prática de esporte e lazer dentro dos espaços públicos. Queremos acolher essas famílias para que sintam a sensação de cuidado”, finaliza Karina.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Artigos Relacionados

Aposentadoria por invalidez para pessoas com doenças reumáticas

Priscila Torres

Estudo revela associação do hipotireoidismo com AVC

Priscila Torres

Ministério da Saúde inclui 14 novos procedimentos na Política Nacional de Práticas Integrativas

Priscila Torres
Loading...
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));