Altamente debilitantes, estas doenças caracterizam-se por enganar o organismo, levando-o a atacar-se a ele mesmo. Os seus sintomas pouco precisos tornam o seu diagnóstico mais difícil. Por isso, face a algumas queixas mais frequentes, procure ajuda especializada. Entretanto, conheça as mais comuns e alguns dos sintomas.
Esclerose múltipla: A bainha de mielina que protege os neurônios cerebrais e medulares é afetados e danificada pelo sistema imunológico. As mensagens passadas pelo cérebro são interrompidas.
Sintomas: visão desfocada, dificuldade em falar, fadiga, perda de mobilidade, espasmos musculares e problemas de memória e concentração.
Doença de tiroide: Surge quando o sistema imunológico ataca a glândula tireoide, causando hipotiroidismo ou hipertireoidismo, que é quando o corpo produz pouco ou muita hormona da tireoide.
Sintomas: perda de peso, transpiração, olhos inchados, tremores, irritação, fraqueza e dores nos músculos, fadiga e rigidez nas articulações.
Artrite reumatoide: Os tecidos das articulações são afetados e a membrana que liga as articulações fica inflamada.
Sintomas: como a inflação ocorre nas articulações, pode causar dor e inchaço, algumas vezes acompanhados por perda de peso, febre, letargia e nódulos debaixo da pele.
Doença celíaca: Em resposta à ingestão de glúten, o sistema imunológico danifica o intestino delgado e a absorção de nutrientes fica enfraquecida.
Sintomas: inchaço e dor na barriga, diarreia ou constipação, perda ou ganho de peso, fadiga, vermelhidão na pele, atraso na menstruação e infertilidade.
Psoríase: As células da pele das áreas afetadas reproduzem-se entre 3 a 6 dias em vez do período normal de regeneração da pele (28 dias). Este facto leva à acumulação das células, causando assim o engrossamento e lesões ou descamação típicas da psoríase
Sintomas: pele vermelha e irritada. Desenvolvimento de manchas grossas e brancas que podem ser dolorosas ou podem causar comichão. Com o tempo, as articulações também podem doer ou devido à inflação interna.
Doença de Crohn: Essa doença ocorre quando o sistema imunológico ataca as camadas do intestino, causando inflamação crônica.
Sintomas: dor abdominal, diarreia, sangramento anal, febre, perda de peso, exaustão e úlceras bucais.
Fonte: Impala.Pt
Relacionado
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.