Notícias ReumaBlogs

Artrite x Artrose

Você sabe a diferença entre artrite e artrose?

Quem é meu paciente já sabe a diferença!

Vamos relembrar?

✔ARTRITE é a inflamação de uma articulação, apresentando inchaço, dor, vermelhidão e calor local. Ela pode ser a manifestação de uma doença ou trauma. A artrite pode ser manifestação das artropatias inflamatórias, como, por exemplo, a artrite reumatoide, artrite psoriásica, entre outras.

Além dessas, temos a artrite gotosa, artrite do lúpus, artrite da artrose (quando é chamada de osteoartrite) e, não podemos esquecer da artrite traumática, quando ocorre por trauma na articulação.

✔Já a ARTROSE, também conhecida como osteoartrose, é uma doença que cursa com desgaste ou degeneração da cartilagem que reveste as nossas articulações e costuma causar dor na articulação afetada. É mais comum acometer as mãos, coluna, joelhos e quadril e sua frequência aumenta com o envelhecimento.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose acomete 15 milhões de pessoas no Brasil, sendo responsável por, em média, de 30% a 40% dos atendimentos de reumatologia em todo o país.

A artrite, ou artrite reumatoide (AR), é uma condição autoimune inflamatória sem origem conhecida, cuja principal característica é a inflamação das juntas (articulações), podendo acometer, também, outros órgãos.

O tratamento difere em ambos os quadros, embora, muitas vezes, possamos utilizar as mesmas medicações para controlar os sintomas.

Então, não esqueça!

De forma bem prática, a artrite é a inflamação enquanto a artrose é a degeneração das articulações.

Dra. Tatiana K. Müller
Reumatologista

#REPOST @tatianakm.reumato

 

Related posts

Ileostomia e Colostomia – Como são? Quem precisa fazer? Quais as possíveis complicações?

Priscila Torres

Reumatismo é tema de palestra gratuita em Florianópolis

Priscila Torres

Conheça as melhores posições sexuais para quem sofre de dor nas juntas

Priscila Torres
Loading...