Notícias

Artrite reumatoide: como identificar, prevenir e tratar

Aquela sensação de rigidez nas articulações ao acordar pela manhã pode ser sinal de uma doença crônica capaz de provocar muita dor e até afastar o indivíduo das suas atividades diárias. A artrite reumatoide é um problema que ocasiona a inflamação das articulações. Não é possível identificar sua causa, mas sabe-se que pacientes com a doença sofrem de uma desregulação do sistema imune, que começa a desenvolver células de defesa e anticorpos que agridem a membrana sinovial, que reveste as articulações.

Como identificar

Rigidez articular, dor nas juntas, sensação de calor e inchaço nas articulações são indícios da doença.

Se esses sinais permanecerem por mais de seis semanas, é preciso cogitar o diagnóstico. Fadiga, perda de apetite e de energia também podem sinalizar o problema. Geralmente, as articulações mais acometidas são de dedos, punhos, cotovelos, ombros, joelhos, coluna cervical e tornozelos. Se tratada nos primeiros dois anos, a chance de desenvolver uma lesão é reduzida.

Como Prevenir

Screenshot_16A doença tem uma grande carga genética, no entanto, sabe-se que o tabagismo é um fator externo importante para o seu desenvolvimento. Também acredita- se que infecções virais e bacterianas, fatores nutricionais, exposição à poluição e o microbioma intestinal também possam interferir no processo.

Como Tratar

Screenshot_17Não há cura para a artrite reumatoide. Entretanto, nos últimos 15 anos, houve uma revolução no manejo de drogas capazes de devolver a qualidade de vida ao paciente. O tratamento é feito à base de anti-inflamatórios, corticoides em doses baixas e fármacos antirreumáticos modificadores do curso da doença. Dependendo da fase do problema, o paciente pode ser orientado a fazer um trabalho de reabilitação com fisioterapia.

Screenshot_18

Screenshot_19

Screenshot_20

Fonte: Click RBS

 

Artigos Relacionados

APM realiza Fórum em Reumatologia

Priscila Torres

Com diagnóstico tardio, quase metade dos pacientes com espondilite anquilosante têm deformidade completa da coluna

Priscila Torres

Metade dos sobreviventes de ataques cardíacos não controlam níveis de colesterol

Priscila Torres
Loading...