Aquela sensação de rigidez nas articulações ao acordar pela manhã pode ser sinal de uma doença crônica capaz de provocar muita dor e até afastar o indivíduo das suas atividades diárias. A artrite reumatoide é um problema que ocasiona a inflamação das articulações. Não é possível identificar sua causa, mas sabe-se que pacientes com a doença sofrem de uma desregulação do sistema imune, que começa a desenvolver células de defesa e anticorpos que agridem a membrana sinovial, que reveste as articulações.
Como identificar
Rigidez articular, dor nas juntas, sensação de calor e inchaço nas articulações são indícios da doença.
Se esses sinais permanecerem por mais de seis semanas, é preciso cogitar o diagnóstico. Fadiga, perda de apetite e de energia também podem sinalizar o problema. Geralmente, as articulações mais acometidas são de dedos, punhos, cotovelos, ombros, joelhos, coluna cervical e tornozelos. Se tratada nos primeiros dois anos, a chance de desenvolver uma lesão é reduzida.
Como Prevenir
A doença tem uma grande carga genética, no entanto, sabe-se que o tabagismo é um fator externo importante para o seu desenvolvimento. Também acredita- se que infecções virais e bacterianas, fatores nutricionais, exposição à poluição e o microbioma intestinal também possam interferir no processo.
Como Tratar
Não há cura para a artrite reumatoide. Entretanto, nos últimos 15 anos, houve uma revolução no manejo de drogas capazes de devolver a qualidade de vida ao paciente. O tratamento é feito à base de anti-inflamatórios, corticoides em doses baixas e fármacos antirreumáticos modificadores do curso da doença. Dependendo da fase do problema, o paciente pode ser orientado a fazer um trabalho de reabilitação com fisioterapia.
Fonte: Click RBS
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.