A artrite reumatoide é uma doença crônica e sistêmica que afeta as articulações do corpo, causando rigidez, fortes dores, perda de peso e até febre, principalmente nas mulheres. Por ser progressiva, a doença precisa ser tratada corretamente para evitar a piora dos sintomas e o surgimento de complicações, que podem atrapalhar gravemente o dia a dia do paciente.
Medicamentos ajudam a controlar sintomas da artrite reumatoide
Segundo a reumatologista Licia Mota, o tratamento da artrite reumatoide é complexo e envolve o uso de remédios e medidas não medicamentosas. “A doença é tratada com o controle da dor. Nós temos medicações que controlam a dor, como analgésicos e anti-inflamatórios, mas também medicações chamadas de MMCD, medicamentos modificadores do curso da doença”, afirma a médica.
Os remédios MMCD são capazes de mudar a evolução da artrite reumatoide e prevenir as complicações tardias, como deformidades e incapacidade física e laboral. Dentro dessa classe, há dois tipos de medicações, os sintéticos e biológicos.
Segundo a especialista, a recomendação da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) é iniciar o tratamento com os medicamentos sintéticos e, em caso de falhas ou efeitos colaterais, mudar para os biológicos ou ainda associá-los.
Falta de tratamento pode causar incapacidade para o trabalho
A artrite reumatoide tem um grande impacto socioeconômico, de acordo com a médica, já que quando não é tratada, leva à incapacidade laboral precoce. A maior parte dos diagnósticos é feita em indivíduos de 35 a 55 anos e 85% dos casos não tratados causam afastamento do trabalho, o que reforça a importância de buscar o auxílio médico assim que surgirem os primeiros sintomas.
“O tratamento envolve a participação de uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, psicólogo, nutricionista e enfermeiro. Os profissionais serão coordenados pelo reumatologista, que é o médico que tem maior conhecimento para o diagnóstico e o tratamento dessa doença”, conclui a médica.
Dra. Licia Mota é reumatologista, graduada em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB), com residência médica em Clínica Médica e Reumatologia e doutorado em Ciências Médicas pela UnB. CRM-DF: 11149
Texto fonte: Cuidados pela Vida
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.