O que é?
É uma artrite (inflamação das articulações) relacionada à psoríase. Esta é uma doença de pele, não contagiosa, que causa vermelhidão e descamação principalmente em cotovelos, joelhos, couro cabeludo, nádegas e umbigo. A psoríase também pode prejudicar as unhas, causando vários prontos afundados, descamação e irregularidade nelas.
A artrite psoriásica pode atacar qualquer articulação do corpo, inclusive a sacro-ilíaca (junção da coluna com a bacia)
Quem pode ter?
Pessoas com psoríase. Na maioria dos casos, a pessoa já tem psoríase na pele e depois aparece a artrite. Em outros, a psoríase de pele e a artrite aparecem juntas. Na minoria dos casos, a artrite vem antes da doença de pele.
Qual a causa?
Não se sabe ao certo. Há herança genética e fatores ambientais, como obesidade e tabagismo, que podem desencadear e piorar a doença.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é clínico, ou seja, baseado nos sintomas e no exame físico com as alterações típicas. A artrite psoriásica comumente ataca as articulações mais distais dos dedos das mãos, aquelas perto das unhas, o que facilita a diferenciação com artrite reumatoide, que não ataca estas articulações.
Como é o tratamento?
É feito com anti-inflamatórios para tirar a dor, mais medicações que controlem a doença a longo prazo, como o metotrexato e a leflunomida. Nos casos graves, podem-se usar as medicações biológicas. Na psoríase, evita-se o uso corticóide via oral (só se usa em último caso), por causa do risco de piora da psoríase da pele.
Quais as conseqüências?
A artrite psoriásica, se não tratada, deforma as articulações irreversivelmente. Além disso, é muito comum o paciente com artrite psoriásica ter obesidade, diabetes, pressão e colesterol alto. Isso deve ser levado em conta, porque todos estes fatores associados à artrite psoriásica aumentam muito o risco de doenças cardiovasculares (infarto e derrame).
Fonte: Sociedade Paranaense de Reumatologia
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.