A aposentada Joanice Messias de Souza, de 65 anos, afirma que está há cerca de cinco meses aguardando uma cirurgia para trocar a prótese do joelho no Hospital das Clínicas de Goiânia. Segundo a idosa, ela está sempre sentindo dor e só consegue andar por meio de muletas e gasta R$ 550 por mês com remédios.
A paciente relata que o problema começou depois que ela caiu de um ônibus voltando para casa e bateu o joelho. Deste então, a perna está inchada, ela sente dores constantes e tem dificuldade para andar e cuidar da própria casa.
Segundo a aposentada, o pedido para a cirurgia já foi feito, mas ela conta que não consegue fazer a operação por falta da nova prótese que ela precisa. “[Quero] não sentir essa dor mais, ficar boa da minha perna, voltar a trabalhar, porque eu tenho que ajudar meu filho na faculdade. É isso que eu quero”, disse em entrevista à TV Anhanguera.
O Hospital das Clínicas informou por meio de nota que “a prótese de joelho fornecida pelo SUS [Sistema Único de Saúde] não se enquadra no caso dela, sendo necessária a aquisição de uma prótese de joelho não autorizada pelo SUS”.
Ainda conforme o texto, a unidade de saúde “aguarda a autorização deste material não convencional pelo gestor municipal para a realização da cirurgia”.
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou ao G1 por meio de nota que “não há processo aberto na Central de Regulação para material não coberto pela tabela SUS, para esta paciente”. O texto ressalta ainda que “a cirurgia foi autorizada para o HC em setembro de 2016”.
Fonte: Conews
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.