A NUTRIÇĀO pode auxiliar muito na prevenção e evolução das doenças autoimunes, vários estudos comprovam que a escolha adequada dos alimentos pode modular o sistema imunológico, atuando na resposta inflamatória.
Sabemos que não existe uma DIETA ANTI-INFLAMATÓRIA, mas também conhecemos cada vez mais o que torna a DIETA INFLAMATÓRIA, e evitar esses alimentos com certeza ajuda.
Se você perseguir um estilo de vida saudável, com atividade física, controle do peso, equilíbrio emocional, e deixando de consumir ou consumindo os alimentos certos, vai conseguir prevenir o aparecimento de algumas doenças, ou diminuir os efeitos das que obrigatoriamente vão se instalar.
A alimentação isoladamente não vai curar a sua doença auto imune, mas vai ajudar sim, quando associada com o tratamento adequado feito pelo seu reumatologista e todos os outros profissionais que fazem parte da equipe.
Você deve evitar os alimentos ultra processados (produtos embalados, que possuem mais de um ingrediente), açúcar refinado, álcool, sal, alimentos embutidos e frituras (ricas em gorduras trans).
Você deve aumentar o consumo de frutas, vegetais, fibras e prebióticos, e saber que existem alimentos possivelmente anti-inflamatórios como a cúrcuma, alimentos ricos em ômega 3 (como peixes, sementes de linhaça e chia) e o resveratrol (presente nas uvas).
MAS O PROFISSIONAL QUE TEM A COMPETÊNCIA NESTA ÁREA E PODE ORIENTAR VOCÊ CORRETAMENTE É O NUTRICIONISTA. QUE TAL APRENDER A CUIDAR DA SUA ALIMENTAÇĀO?
Dra. Maria Cristina Singer Wallbach – Reumatologia e Dor
Curitiba – Hospital das Nações
São José dos Pinhais – Edifício Galeno
Agendamento de Consultas Via WhatsApp (41) 9573-2001
#REPOST @semdorcuritiba
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.