O ácido úrico é o produto final do metabolismo das purinas. Normalmente ele não causa nenhum problema de saúde, sendo eliminado pelos rins e intestino.
Porém, em algumas pessoas, pode haver um desequilíbrio do balanço entre produção/ingesta de ácido úrico e eliminação, havendo excesso dele circulando pelo sangue. Em muitas pessoas não causa nenhum problema, mas em outras ele pode se depositar em tecidos ou órgãos, causando uma doença chamada gota.
A gota pode causar inflamação aguda nas articulações, a artrite gotosa, que normalmente acomete articulações dos pés. Também pode afetar os rins, causando até insuficiência renal.
O tratamento com remédios é indicado em caso de sintomas, podendo ser com medicamentos que reduzem a produção ou aumentam a eliminação do ácido úrico. A alimentação é uma grande aliada no tratamento, sendo que alguns alimentos podem até ter um efeito protetor, como vitamina C, cerejas e omega -3. Mas o mais importante é: evite carne vermelha, frutos do mar, embutidos, enlatados e bebidas alcoólicas se você tem essa doença!
Dra. Tamara Mucenic | Reumatologista
#REPOST @tmucenic.reumato
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.