Estudos demonstraram sua atividade em doenças como câncer, cardiopatia, artrite reumatoide e depressão
As especiarias em geral são fundamentais para variar e intensificar o sabor dos alimentos, promover mais cor e aroma às receitas, além de melhorar a qualidade nutricional e reduzir a adição de sal.
O açafrão da terra, conhecido também por cúrcuma, é o tempero que forma o curry, famosa especiaria indiana de cor amarelada, com aroma e sabor característicos. Na culinária, pode ser usado para preparo de carnes, peixes, saladas de grãos integrais, molhos e até mesmo com tempero de pipoca.
A cúrcuma contém óleos essenciais com comprovadas características antioxidante e antimicrobiana, e seu principal composto nutricional, a curcumina, tem forte efeito nas etapas da via inflamatória, responsável pela maioria das ações funcionais ao organismo.
De acordo com a nutricionista e doutora em Investigação Biomédica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Roberta Cassani, estudos mostraram que a curcumina tem atividade antioxidante na redução do crescimento de novos vasos sanguíneos nos tumores e metástase, e ainda contribui para a apoptose, ou seja, a morte de células cancerígenas.
Além disso, segundo a especialista, a curcumina auxilia na reversão de determinadas etapas no processo da cardiopatia, modulando o revestimento dos vasos sanguíneos; atua sobre a artrite reumatoide, uma inflamação crônica em uma ou mais articulações; e ainda se mostrou promissora no tratamento da depressão com resultado semelhante ao medicamento.
Para aproveitar os benefícios do açafrão da terra para a saúde, é fundamental um planejamento alimentar adequado e saudável para tornar a receita saborosa e nutritiva. “É possível, por exemplo, associar a especiaria com a pimenta preta para aumentar a absorção dela no intestino”, indica a doutora. Uma importante estratégia nutricional para a mudança de estilo de vida é utilizar especiarias naturais, de forma mais prática, que irão proporcionar sabor, aparência e funcionalidade ao alimento.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.