A dor mais forte quando o tempo esfria acomete principalmente pessoas que já têm algum tipo de dor crônica – O neurocirurgião Fernando Gomes esclarece se há alguma relação entre intensificação de dores físicas e o frio.
De acordo com o médico, essa percepção mais forte de dor quando o tempo esfria acomete principalmente pessoas que já têm algum tipo de dor crônica – como artrite, artrose e fibromialgia e outras alterações osteomusculares – e ocorre devido a processos naturais do próprio organismo.
“Existe todo um trânsito de informações elétricas que vêm da pele, das articulações, dos músculos e do próprio cérebro e sabemos que, dependendo da faixa de temperatura, pode existir uma interferência na interpretação desses dados do meio externo para o corpo físico”, afirma.
A explicação é que “vasos sanguíneos que levam o sangue para a periferia do corpo tendem a fechar um pouco como resposta à queda de temperatura, o que diminui a chegada de sangue e pode provocar alterações”.
Mulheres podem ser mais afetadas do que os homens, e são influenciadas, inclusive, pela questão hormonal, que também pode alterar essa percepção sobre as dores no frio – que trata-se apenas da resposta do corpo a uma mudança de temperatura externa.
Fonte: CNN Brasil/ Campos 24hs
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.