Hoje vamos aproveitar a deixa do Dia da Mulher (parabéns, divas!) para explicar por que raios as doenças autoimunes (não só as reumatológicas) são mais comuns em mulheres.
Abaixo podemos dar uma olhada na tabela do livro Secrets in Rheumatology pra ver a proporção mulher:homem dessas doenças e depois a referência do artigo (emocionante) o qual me baseei hoje.
Primeiramente temos de lembrar que as doenças dependem da genética e dos fatores ambientais, ou seja, como vivemos, o que comemos, as infecções que pegamos…tudo isso altera como a nossa genética vai se manifestar!
Uma das maiores diferenças das mulheres em relação aos homens seriam os hormônios, estrógeno, progesterona e semelhantes. É especulado que estes hormônios possam fazer com que o sistema imune funcione de forma diferente do que se estivesse na presença dos níveis de testosterona como nos homens.
O estrógeno talvez seja a razão para qual a mulher tenha mais resiliência às infecções, ou seja, as combate mais eficientemente e recupera o corpo mais rapidamente. Ele aumenta a secreção de anticorpos (contra os bichos e contra o corpo 😞), protege da destruição células da imunidade no geral.
Ou seja, se tem células da imunidade que lutam contra o corpo, elas vão ser mais eficientes e mais difíceis de matar. Isso pode ser um problema e uma das explicações para as doenças autoimunes serem mais prevalentes em mulheres.
Ter um diagnóstico destes nunca é fácil, ainda mais pelo papel múltiplo da mulher hoje em dia fazer com que pensemos: não tenho tempo pra ficar doente! Mas se tem um bicho de força é a mulher. E saiba, você não está sozinha!
Parabéns
#REPOST @reumato.clara
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.