Como todos sabemos a Fibromialgia (FM) é uma síndrome dolorosa crônica, não é uma doença autoimune, sua principal característica é a presença de dor generalizada sem sinais inflamatórios, fadiga e distúrbios do sono, além de outros sintomas que vocês podem rever em todos os posts que já fizemos sobre a doença.
Queremos reforçar neste mês, que temos um dia especial para a divulgação da doença considerado como o Dia Mundial da Fibromialgia (12 de maio), a importância do apoio familiar na condução do tratamento.
Uma das principais queixas de pacientes portadores de Fibromialgia é a falta de compreensão por parte da família, especialmente os cônjuges e os filhos.
É muito comum a pessoa ouvir que a sua dor não é real e que está aumentando propositalmente a intensidade da dor para chamar a atenção de seus familiares; porém vários estudos comprovam que na Fibromialgia existe uma síndrome de sensibilização central com amplificação dos estímulos de dor.
A DOR DA FIBROMIALGIA É REAL!
Existe tratamento para a Fibromialgia, com medidas farmacológicas e não farmacológicas, liderados pela atividade física que é considerada padrão ouro; mas para que tenhamos um bom resultado é muito importante o apoio da família, acreditando na dor que a pessoa refere, acolhendo, confortando e incentivando o tratamento.
NUNCA DESACREDITE UMA PESSOA QUE DIZ SENTIR DOR!
#REPOST @semdorcuritiba
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.