segunda-feira, fevereiro 23, 2026
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Estudos de avaliação de doses pré definidas de metotrexato quando usado em combinação com HUMIRA®

por Priscila Torres
31/08/2015
em Notícias
Estudos de avaliação de doses pré definidas de metotrexato quando usado em combinação com HUMIRA®

AbbVie apresenta primeiro estudo de avaliação de doses pré definidas de metotrexato quando usado em combinação com HUMIRA® 

A AbbVie anuncia os resultados do CONCERTO, o primeiro estudo randomizado e controlado que avaliou diferentes doses de metotrexato (MTX) em combinação com HUMIRA® (adalimumabe, o primeiro anticorpo totalmente humano) para o tratamento de artrite reumatoide (AR) de moderada a grave. O estudo demonstrou que na 26ª semana de tratamento ocorreu um aumento estatisticamente significativo na proporção de pacientes que atingiram baixa atividade da doença, com aumento da dose de MTX usado em combinação com HUMIRA, sendo este último usado de forma aberta.

O objetivo principal do estudo CONCERTO foi determinar o padrão de resposta ao regime de tratamento com MTX (em combinação com HUMIRA) em pacientes sem uso prévio de medicamentos biológicos e/ou MTX, com Artrite Reumatoide moderada a gravemente ativa por menos de um ano. Os pacientes foram escolhidos de forma randomizada para quatro grupos do estudo, recebendo 40 mg de HUMIRA a cada 14 dias em combinação com uma dose oral semanal de 2,5 mg, 5 mg, 10 mg ou 20 mg de MTX.

Para os quatro grupos do estudo, a meta primária de análise era o alcance, na semana 26, da baixa atividade da doença, definida como pontuação < 3.2 do Índice de Atividade da Doença 28 (DAS28). As porcentagens de pacientes que alcançaram a baixa atividade da doença foram os seguintes:

· 43% dos pacientes (n=98) que receberam 2,5 mg por semana de MTX.

· 44% dos pacientes (n=100) que receberam 5 mg de MTX por semana

· 57% dos pacientes (n = 99) que receberam 10 mg de MTX por semana

· 60% dos pacientes (n = 98) que receberam 20 mg de MTX por semana (P<0,005)

“Em geral, os medicamentos biológicos antifator de necrose tumoral, os anti-TNFs, precisam de MTX para atingir melhores resultados clínicos e radiográficos, do que quando administrados isoladamente”, afirmou o médico e Professor de Medicina Gerd R Bursmeter, do Departamento de Reumatologia e Imunologia Clínica da Universidade Charité de Medicina de Berlim, Alemanha. “O Estudo CONCERTO descreve o quanto a dose de MTX influencia as respostas clínicas ao se implantar a terapia combinada de adalimumabe e metotrexato”.

A medida DAS28 é um índice composto que inclui variáveis como a contagem de articulações doloridas e inchadas, uma escala visual feita pelo paciente para avaliação da atividade da doença, e a proteína C reativa (PCR), como uma medida da inflamação. O CONCERTO foi um estudo duplo-cego para a dosagem de MTX, mas o uso de adalimumabe foi feito em protocolo aberto.

“A terapia combinada de um anti-TNF e metotrexato é um padrão de tratamento para a artrite reumatoide”, afirmou o Ph.D John Medich, vice-presidente da divisão de Desenvolvimento Clínico em Imunologia, do Departamento Global de Pesquisa e Desenvolvimento Farmacêutico da AbbVie. “Com CONCERTO, a AbbVie busca melhor entender a relação da dose do MTX em combinação com HUMIRA, o que é uma informação fundamental para médicos e pacientes. Isto é parte do nosso compromisso contínuo para explorar formas de como HUMIRA pode ajudar a melhorar os cuidados destes pacientes”.

As taxas de resposta clínica neste estudo foram similares aos resultados de um estudo anterior sobre o uso de HUMIRA em pacientes com AR inicial moderada a grave, o estudo PREMIER. A segurança foi avaliada em termos de eventos adversos para todos os pacientes que receberam pelo menos uma dose do medicamento no estudo. Os eventos adversos foram consistentes com o perfil de segurança conhecido de HUMIRA (adalimumabe) e equivalentes entre os grupos, sendo mais frequentes no grupo de pacientes que recebeu MTX 20 mg e HUMIRA.

Sobre o estudo CONCERTO

CONCERTO foi um estudo de 26 semanas, em pacientes sem uso prévio de MTX ou medicamentos biológicos e com AR ativa há menos de 1 ano (n=395). O estudo foi “duplo-cego” para a dose de MTX (os pacientes não sabiam a dosagem de MTX que estavam recebendo) e de protocolo aberto para HUMIRA (todos os grupos sabiam que o tratamento incluía HUMIRA). Os pacientes foram randomizados entre quatro grupos de tratamento, recebendo 40 mg de HUMIRA a cada 14 dias, em combinação com dose oral semanal de MTX de 2.5 mg (n=98), ou 5 mg (n=100), 10 mg (n=99), ou 20 mg (n=98), conforme o grupo. Os pacientes do grupo de 20 mg de MTX iniciaram o estudo com uma dose de 10 mg, com aumento de 2.5 mg a cada 14 dias até chegar aos 20 mg. O endpoint primário era a obtenção de baixa atividade da doença na semana 26, segundo os critérios do índice DAS28-PCR menor que 3.2.

Os endpoints secundários incluíram respostas ACR 20/50/70, remissão segundo o índice DAS28-PCR (menor que 2.6), mudança do pontuação total de alteração de aspecto (mTSS) e alterações no índice funcional HAQ-DI (Health Assessment Questionnaire Disability).

HUMIRA é um anticorpo monoclonal totalmente humano, com ação anti TNF, proteína que desempenha papel importante no sistema imunológico e pode inibir a capacidade natural de combater infecções. É utilizado para reduzir os sinais e sintomas, induzir uma resposta clínica e remissão clínica maior, inibir a progressão dos danos estruturais e melhorar a capacidade física em pacientes adultos com artrite reumatoide ativa de intensidade moderada a grave, que apresentaram resposta inadequada a uma ou mais drogas antirreumáticas modificadoras do curso da doença (DMARD). Pode ser utilizado isoladamente ou em combinação com metotrexato ou outra DMARD.

Sobre AbbVie

AbbVie é uma companhia global de pesquisa biofarmacêutica, formada em 2013, a partir da separação da Abbott em duas companhias independentes. A missão da empresa é usar sua experiência, a dedicação de seus profissionais e vocação para inovação para desenvolver e comercializar terapias avançadas que atendam as necessidades de algumas das mais complexas e sérias doenças do mundo. Em 2013, a AbbVie emprega aproximadamente 21.000 pessoas em todo o mundo e comercializa seus produtos em mais de 170 países. Para mais informações sobre a companhia, seus profissionais, portfolio e metas, acesse www.abbvie.com. Siga @abbvie no Twitter e conheça oportunidades profissionais em nossa página no Facebook ou Linkedin.

Em alguns países, como Brasil, em que a AbbVie ainda não está formalmente estabelecida, os seus produtos são comercializados pela Abbott, sob licença da AbbVie Inc.

Autor: Flávia Barreiros
Fonte: Flávia Barreiros SIS Saúde

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Envie um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado


Descubra mais sobre Artrite Reumatóide

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Postagem anterior

EncontrAR no Hoje em Dia “Você e o Doutor: saiba tudo sobre o lúpus”

Próxima postagem

Diferenças invisíveis e impactantes!

Relacionado Postagens

Inteligência artificial descobre que remédio para artrite pode tratar doença rara

Inteligência artificial descobre que remédio para artrite pode tratar doença rara

por Priscila Torres
23/02/2026

A descoberta surgiu quando pesquisadores usaram inteligência artificial para encontrar um novo uso para um medicamento já aprovado para artrite. Assim, a equipe da Universidade da...

Conitec realiza 27ª reunião extraordinária

Conitec realiza 27ª reunião extraordinária

por Priscila Torres
23/02/2026

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) realiza nesta segunda-feira (23), das 9h às 13h, a 27ª...

CNS aprova Resolução que consolida diretrizes, propostas e moções da 5ª CNSTT

CNS aprova Resolução que consolida diretrizes, propostas e moções da 5ª CNSTT

por Priscila Torres
20/02/2026

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou, durante a 375ª Reunião Ordinária, realizada nessa quinta-feira, em 12 de fevereiro, em...

O que a dengue tem a ver com a saúde das articulações

O que a dengue tem a ver com a saúde das articulações

por Priscila Torres
20/02/2026

Todo verão brasileiro traz um cenário que se repete: calor intenso, chuvas frequentes e aumento expressivo de doenças transmitidas por...

CNS alerta sobre a necessidade de transparência e financiamento sustentável nos acordos feitos pelos estados no “Agora Tem Especialistas”

CNS alerta sobre a necessidade de transparência e financiamento sustentável nos acordos feitos pelos estados no “Agora Tem Especialistas”

por Priscila Torres
19/02/2026

A necessidade de um Interlocução mais efetiva entre os Conselhos de Saúde e a Atenção Primária de Saúde (APS), o fortalecimento...

Live reúne especialistas e paciente para debater diagnóstico e tratamento do lúpus

Live reúne especialistas e paciente para debater diagnóstico e tratamento do lúpus

por Priscila Torres
19/02/2026

No dia 23 de fevereiro, às 19h, acontece um encontro da “Jornada do Paciente com Lúpus: da descoberta ao tratamento”,...

Próxima postagem
Diferenças invisíveis e impactantes!

Diferenças invisíveis e impactantes!

Deixe uma respostaCancelar resposta

Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Investidores Sociais

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 75mil outros assinantes

Blog oficial das ONGs

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco
%d