Depois de falarmos do FAN, neste segundo episódio da série exames laboratoriais, falaremos sobre o fator reumatoide.
O fator reumatoide é um autoanticorpo, ou seja, anticorpo que se direciona aos próprios constituintes do organismo, que pode ser detectado na circulação de algumas pessoas.
Mas nem todo o paciente com fator reumatoide positivo tem artrite reumatoide (AR). Cerca de 4% da população normal tem fator reumatoide positivo e não doença autoimune.
E quanto maior a idade, maior a frequência de fator reumatoide positivo sem doença autoimune. Até 25% das pessoas com mais de 65 anos podem ter fator reumatoide positivo.
Olhando pelo outro lado, dos pacientes com AR, 85% deles têm fator reumatoide positivo, mas apenas 50% terá fator reumatoide positivo nos primeiros 6 meses de doença
Portanto, podemos ter também AR com fator reumatoide negativo em cerca de 20% dos casos.
Existem outras doenças além da AR que podem ter o fator reumatoide positivo. Por exemplo, a síndrome de Sjögren (SS), uma doença autoimune que atinge as glândulas salivares e lacrimais, causando olhos e boca secos. 75 a 90% dos pacientes com SS podem ter fator reumatoide positivo!
Algumas doenças infecciosas, como a hepatite C, também podem apresentar fator reumatoide positivo.
Além da positividade ou negatividade do exame, assim como explicamos com o FAN, é preciso avaliar os títulos, quantidade de anticorpo no sangue, para a correta avaliação do fator reumatoide.
Para a interpretação do fator reumatoide é preciso correlacionar o exame com o quadro clínico do paciente. Somente o reumatologista está habilitado a avaliar seus sinais e sintomas e valorizar, ou não, um fator reumatoide positivo.
#REPOST @drthiagoreumato
Descubra mais sobre Artrite Reumatóide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.





























O que seria um fator reumatóide positivo? Meu deu 16 Ui/ml, PCR e vhs negativo, hemograma normal, porém a clínico geral me encaminhou para um reumato, que não consegui até agora pelo SUS.
Flávio, o resultado quantitativo do FAN sozinho não é suficiente para fechar um diagnóstico, certamente o médico te encaminhou para o reumatologista por considerar os achados de exame físico.
Depois de 2 anos sentindo dor, procurei um reumato. Após uma simples olhada no inchaço das minhas mãos saí com pedidos de exame: VHS, PCR e FR. VHS voltou alterado 33UI/ML (tenho 30 anos, o ideal seria 20ui/ml pra minha idade), PCR normal e FR negativo. Apesar da rigidez, inchaço, vermelhidão e dor nas mãos, limitação e fraqueza de movimentos nos braços, joelho e quadril, o médico declarou que tenho apenas uma fibromialgia e receitou 4 medicamentos diferentes (relaxante muscular, anti-inflamatório, analgésico e suplemento vitamínico). Não sei o que pensar. Passei a registrar em foto e vídeo os sintomas e crises porque acho que preciso provar que não sou louca, sabe? Escrevo apenas pra compartilhar porque me sinto ignorada e sem saber o que fazer. Detalhe atendimento de 3 min por um médico de um caro plano de saúde.
Evelyn
Sentimos muito por tudo que esta vivendo, recomendamos que você consulte uma segunda opinião médica.
Meu fator reumatoide latex deu 8uI e o valor de referência é 8uI e pcr 6 e o valor de referência é 6mg/l preciso me preocupar
Michelle, a interpretação dos exames como o fator reumatoide, dependem de um conjunto de avaliações que somente o médico esta habilitado para fazer. Somente com essa referência não conseguimos te ajudar, mas é muito importante retornar ao médico.